https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG_0374-3-scaled.jpg
Escrito por

Rita Garrido

#Notícias | 04/12/2023

 

Sindicalistas que participaram dos três módulos da formação promovida pelo MSI-CUTRS. Foto: João Marcelo / CUT-RS

Nesta quinta e sexta-feira, 30 de novembro e 1º de dezembro, foi realizado o 3º módulo do curso de formação para dirigentes sindicais, promovido pelo Macrossetor da Indústria da CUT-RS. As atividades, que começaram em outubro, reuniram sindicalistas dos ramos da metalurgia, celulose, papel e papelão, moveleiros, construção civil, calçadistas, petroleiros e petroquímicos.

Os dois dias de fechamento foram marcados por discussões sobre o papel do movimento sindical e dos dirigentes sindicais na reconstrução do Brasil, contando com a participação do presidente da IndustrALL Brasil, Aroaldo Silva, e do economista do Dieese, Warlley Soares. Também estiveram presentes nos encontros o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, e a assessora jurídica das entidades, Fernanda Livi, do escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados.

Módulos integravam atividades práticas e discussões com convidados. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Em parceria com a Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, o 3º módulo abordou o tema da PLR, com um seminário que promoveu esclarecimentos jurídicos sobre a Lei 10.101/00 e uma discussão sobre a importância de empreender negociações junto às empresas.

Formação sobre o tema da PLR foi uma parceria entre o MSI-CUTRS e a Federação dos Metalúrgicos do RS. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

Na avaliação dos participantes, a iniciativa do MSI-CUTRS foi positiva e contribuiu para fortalecer a ação sindical e a organização no local de trabalho. Também, foi pontuada a importância de se dar continuidade à formação, de modo a aprofundar os conteúdos e incluir ainda mais a participação das mulheres e dos jovens trabalhadores/as.

A metodologia das atividades foi se aperfeiçoando ao longo de todo o curso e integrou a leitura de textos, discussões sobre os temas e materiais, e ainda, trabalhos práticos realizados em grupo.

Fonte: STIMMMEC

Fontes:

Publicado em:04/12/2023

Voltar

Notícias Relacionadas