Rita Garrido

#Notícias | 10/10/2023

Em meio às transformações das relações de trabalho, no Brasil e no mundo, compreender a formação da sociedade é um importante passo para projetar o futuro da classe trabalhadora e do movimento sindical no país. Nesta linha, o Macrossetor da Indústria da CUT-RS (MSI-CUTRS) promoveu, nos dias 05 e 06 de outubro, o primeiro módulo de formação para dirigentes sindicais do ramo da indústria.

Primeiro encontro do projeto de formação na sede do Sindicato. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

Participaram do encontro, realizado na sede dos metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, 35 dirigentes sindicais de diferentes ramos da indústria: metalurgia; celulose, papel e papelão; moveleiros; construção civil; petroleiros e petroquímicos.

Elaborado pelo assessor do Macrossetor da Indústria CUT-RS, João Marcelo Santos, e pelo diretor de formação da Federação dos Metalúrgicos do RS, Paulo Chitolina, o projeto é estruturado em 3 encontros presenciais, com tarefas intermódulos de estudo e pesquisa.

Da esquerda para a direita: João Marcelo Santos, assessor do MSI-CUTRS; Lírio Segalla, presidente da FTMRS; e Paulo Chitolina, diretor de de formação da FTMRS e presidente do STIMMMEC

O primeiro tratou sobre os principais momentos do desenvolvimento econômico desde a fundação do Brasil até a década de 1930. A avaliação do encontro, segundo Santos, foi altamente positiva, com destaque para o tempo dedicado à leitura dos textos e para o trabalho em grupos.

Próximos encontros

Nos dias 27 e 28 de outubro, o tema do segundo encontro será política industrial, partindo de uma reflexão sobre o desenvolvimento econômico e da industrialização no país após a década de 1930.

O fechamento do projeto, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, irá abordar o papel do movimento sindical e dos dirigentes sindicais na reconstrução do Brasil, tendo como base as resoluções que serão tiradas entre os dias 19 e 22 de outubro no 14ª CONCUT (Congresso Nacional da CUT), bem como discussões a respeito do fortalecimento das negociações coletivas e da autonomia para discutir e definir formatos de sustentação financeira sindical.

Confira os registros do primeiro módulo

Dirigentes sindicais durante o primeiro módulo de formação do MSI-CUTRS. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

Dirigentes sindicais durante o primeiro módulo de formação do MSI-CUTRS. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Loricardo Oliveira, presidente da CNM/CUT, participa do primeiro módulo de formação do MSI-CUTRS. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC