Escrito por

#Destaques | 12/04/2016

A Federação dos Metalúrgicos do RS e seus 29 sindicatos filiados já estão debatendo as estratégias que serão adotadas para a campanha salarial unificada deste ano. Em breve – possivelmente entre o final de abril e início de maio – será convocada uma assembleia geral para a definição da pauta de reivindicações. Neste ano, apenas as cláusulas econômicas da Convenção Coletiva serão negociadas porque no ano passado ficou acertado que as cláusulas sociais vigorariam por dois anos.

 

 

Segundo avaliação, a conjuntura de retração econômica e de desemprego certamente vai impor uma série de desafios pela frente para o sindicato e para os trabalhadores e trabalhadoras nas fábricas. Mas, como a crise não é obra da classe trabalhadora, não podemos ter receio de buscar o que é nosso, buscar as perdas salariais entre maio/2015 e abril/2016. Fique atento/a!

 

 

Perdas salariais já estão em 9,13%

 

 

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor de março/2016: 0,44%, indicando que a inflação oficial vem caindo nos últimos três meses. Assim sendo, o acumulado dos últimos 11 meses (maio/15 a março/16) está em 9,13% (veja a evolução da inflação na tabela abaixo).

 

 

Ainda é cedo pra falar, mas economistas do Dieese que acompanham a conjuntura econômica dizem que a inflação tende a manter-se estável nos próximos meses.

 

 

Neste caso, estima-se que o acumulado em 12 meses (maio/2015 a abril/2016) fique próximo dos 10%, que seria a perda salarial do ano.

 

 

tabela

 

Fonte: STIMMMEC

Fontes:

Publicado em:12/04/2016

Voltar

Notícias Relacionadas