#Notícias | 20/10/2015
O Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e NSRita realizou na manhã de hoje mobilização em frente à empresa Midea Carrier para denunciar e protestar contra a direção da empresa.
Os motivos: a falta de condições de trabalho na cozinha da empresa, pois há denúncias de que as cozinheiras não têm estrutura completa para realização do seu trabalho (falta panela, por exemplo), o que pode comprometer a qualidade da alimentação; as câmeras que filmam e constrangem trabalhadores da produção e afrontam a Convenção Coletiva vigente, que tem regras claras de uso destes equipamentos; a relação difícil com algumas chefias, que pressionam e impõem a realização de horas extras; e o impasse na composição da Cipa, pois a empresa descumpre a NR5 – Norma Regulamentadora nº 5, do Ministério do Trabalho, e tenta empurrar goela a baixo representantes seus na secretaria da comissão, que, segundo observado em gestões anteriores, manipulam as atas em favor da empresa, ou seja, não são fiéis aos fatos discutidos, investigados e reivindicados pelos cipeiros.
As denúncias foram feitas pelos dirigentes Zé Rosales, Paulinho Mixaria e Ivo Korok, mais o cipeiro Juarez Ramos, que se revezaram no microfone. O objetivo da mobilização é forçar a empresa a dialogar com o sindicato e solucionar os problemas abordados.
Na ocasião, o presidente do sindicato, Paulo Chitolina, agradeceu o empenho e a participação dos trabalhadores/as da Midea durante a Campanha Salarial e falou de importantes cláusulas garantidas na Convenção Coletiva.