#Destaques | 23/01/2014

Membros da Comissão de Negociação da PLR – que na Agco é chamada de Propar (Programa de Participação nos Resultados) -, junto com dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos, distribuíram na manhã de hoje um boletim informativo no qual dão o ponta-pé inicial na campanha deste ano.

O objetivo, segundo eles, é preparar o conjunto de trabalhadores e trabalhadoras para a luta, que promete ser difícil. “Avançar sempre, retroceder jamais!” é o lema deste ano. Veja abaixo o conteúdo do boletim, incluindo as opiniões dos componentes da comissão e dirigentes sindicais:

AVANÇAR SEMPRE, RETROCEDER JAMAIS!

Companheiros/as, 2014 será um ano de intensas mobilizações. Para nós, aqui da Agco, o Propar é uma das prioridades na luta. A exemplo dos últimos três anos, queremos avançar um pouco mais. Retroceder nunca!
Na negociação do ano passado (2013) tivemos um avanço de 25% no piso e conseguimos reduzir as metas impostas pela empresa que prejudicavam o cálculo das metas.
Por outro lado, também tivemos algumas perdas. Para reduzir os custos de produção, a empresa reduziu ainda mais o quadro de funcionários e elevou o ritmo de produção. Para compensar a ausência dos demitidos e dos afastados por acidente, os trabalhadores/as foram obrigados a produzir muito mais, com mais agilidade, mantendo a mesma qualidade. Isso resultou no aumento da pressão por parte das chefias, mais casos de assédio moral, mais estresse, mais acidentes de trabalho e de doenças profissionais. Hoje, cerca de ¼ dos trabalhadores/as – afastados ou não – apresenta alguma doença relacionada ao trabalho na Agco.

OBJETIVOS
A atual comissão eleita pela fábrica, mais os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos, querem mais avanços no Propar deste ano.
Queremos fechar um acordo que seja justo para ambos os lados. O agronegócio está bombando no país, fora dele e em nosso estado. E os patrões estão atulhando seus bolsos e cofres com a riqueza gerada pela economia e pela classe trabalhadora. Queremos a nossa parte, um aumento equivalente.
Neste ano, vamos insistir na divisão dos valores em partes iguais. Propar não é salário e, portanto, os ganhos não têm de estar vinculados a cargos, graus de instrução, tempo de casa e outras questões colocadas na mesa de discussão da participação nos lucros e/ou resultados da empresa.
O Propar tem de servir como um micro mecanismo de melhor distribuição de renda. A comissão também não vai aceitar metas injustas, absurdas, sem transparência e impossíveis de serem atingidas.

ATENÇÃO
As primeiras reuniões de negociação do Propar 2014 acontecem ainda neste mês de janeiro. Mas a comissão não esqueceu do Propar 2013, pois os números do final do ano ainda não fecharam e serão apresentados em fevereiro. Também porque os trabalhadores estão ansiosos para receber um bom valor no dia 28 de fevereiro, data do pagamento. A comissão está atenta e vai denunciar qualquer tipo de irregularidade.

A palavra da Comissão

Silvio Bica
“2014 será um ano difícil. Copa do Mundo, eleições, campanha salarial e outras importantes mobilizações que vão tomar nosso tempo, exigir nossa participação. Temos que achar tempo para lutar por um bom Propar. Contamos com o apoio de todos os companheiros e companheiras da Agco!”

Marco Leal (Bebezão)
“Não vamos aceitar um Propar com metas que discriminem os trabalhadores e trabalhadoras. Nem cláusulas que incluam metas absurdas. A nova lei da PLR (12.832/13) trouxe avanços que estão obrigando as empresas a rever metas e comportamentos. Ela, por exemplo, retira dos programas exigências referentes à saúde e segurança no trabalho como meta ou condição para conceder a participação nos lucros e/ou resultados”

Márcio Ângelo Otto (Bigode)
“A Comissão de Negociação eleita pelo pessoal da fábrica, mesmo com a colaboração do nosso sindicato, pouco pode avançar se não tiver o apoio e a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras da fábrica. A União e a organização serão fundamentais para a conquista de um Propar justo”
Sérgio Antônio

Barcelos Lemes (Guará)
“Vamos lutar para que o nosso Propar seja equivalente aos lucros e resultados obtidos pela Agco. E lutar para que este Propar seja democrático e justo, dividido em partes iguais, incluindo os trabalhadores afastados, que perderam parte da saúde nesta empresa e hoje são esqecidos pela direção. Queremos mais transparência e menos enrolação”

André Luis Zigmundo Battistello (Lagartixa)
“O trabalho da comissão de negociação, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos, permitiu que a gente conquistasse a redução da jornada e bons acordos de Propar. Temos de manter esta parceria neste ano”
Sindicato e Federação na luta

Paulo Chitolina, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas
“Nosso sindicato é e vai continuar sendo parceiro da luta do pessoal da Agco por um bom Propar. Se for necessário, vamos colocar toda a nossa força e nosso poder de mobilização a serviço de todos os trabalhadores e trabalhadoras desta importante empresa de nossa categoria. Eles merecem todo o nosso apoio e consideração!”

Flávio José Fontana de Souza (Flavião), secretário administrativo da FTM/CUT
“A Federação dos Metalúrgicos acompanha de perto e negocia os acordos do setor de Máquinas Agrícolas e, por isso, também é parceira na luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Agco e de outras empresas do setor para o fechamento de um bom Propar. Mas isso só será possível se todos os envolvidos fizerem a sua parte”
Por: Geraldo Muzykant – Assessoria de Comunicação Social do STIMMMEC

Publicado em:23/01/2014