Rita Garrido

#Destaques | 20/06/2024

Entregas realizadas no final de maio e início de junho garantiram a doação de mais de 900 cestas básicas

A partir das 9h desta sexta-feira (21), acontece a terceira ação solidária de entrega de cestas básicas promovida pela Sindicato. A iniciativa tem como objetivo ajudar os metalúrgicos/as, sócios e não sócios do Sindicato, que foram atingidos diretamente ou indiretamente pela situação de calamidade nas cidades de Canoas e Nova Santa Rita. A retirada das doações ocorre na sede do Sindicato (Rua Caramuru, 330 – Centro / Canoas), a partir da apresentação da carteirinha de sócio ou contracheque mais recente.

Cadastro para retirada das doações ocorre na recepção do Sindicato. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Desde o início da tragéria das enchentes no Rio Grande do Sul, o Sindicato realiza inúmeras ações para amenizar os impactos nos trabalhadores e trabalhadoras atingidos. Além do trabalho junto à população canoense, ofertando espaços de acolhimento e refeições, a entidade vem auxiliando os metalúrgicos e metalúrgicas da base, especialmente com doações e atendimento contínuo sobre os direitos em meio ao cenário de calamidade pública.

Solidariedade metalúrgica

Com apoio dos Metalúrgicos do ABC de São Paulo e dos Metalúrgicos de Sorocaba, outras duas grandes ações de entrega de donativos aos metalúrgicos/as da base foram realizadas nos dias 24 de maio e 14 de junho. Até o momento, mais de 900 cestas básicas foram entregues, além de kits de higiene pessoal, de limpeza, rações para cães e gatos, cobertores, colchões e água potável.

Entrega das cestas básicas durante a 2ª Ação Solidária do Sindicato. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

Paulo Chitolina, presidente do Sindicato, afirma que a preocupação com os metalúrgicos da base foi constante, apesar do grande envolvimento dos diretores com o abrigo e toda a situação das enchentes em Canoas.

Foram dias desafiadores, em que atuamos em todas as frentes sem descanso. No início, muito voltados ao abrigo e às pessoas que chegavam aqui no Ginásio, o que incluiu metalúrgicos da base que foram atingidos. Depois, passamos a verificar a situação das empresas e dos trabalhadores de maneira mais específica, com a realização de acordos e com toda a ajuda que fosse possível“.

Paulo Chitolina em conversa com os trabalhadores durante 2ª Ação Solidária do Sindicato. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

A direção do Sindicato permanece atenta à situação dos trabalhadores/as, segundo Chitolina, principalmente fiscalizando a aplicação das medidas que foram firmadas na Convenção Coletiva Emergencial.

Estamos atentos às possibilidade de retomada do trabalho nas empresas que foram atingidas. Firmamos medidas emergenciais para, principalmente, garantir os empregos em meio à calamidade pois é um período que deve se alongar“.

Publicado em:20/06/2024