Escrito por

#Destaques | 04/11/2014

Palestra abordou o mundo do trabalho e as perspectivas dos trabalhadores da assistência social

 

O escritor, economista e pesquisador gaúcho Márcio Pochmann palestrou para os servidores que atuam na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), no encontro realizado nesta segunda-feira (3), no Sindicato dos Metalúrgicos. Nesta atividade, que encerrou a programação alusiva à Semana do Servidor Público, Pochmann falou da responsabilidade dos servidores da área frente às implicações sociais das principais questões contemporâneas, nos próximos anos. Ele foi recepcionado pela prefeita em exercício, Beth Colombo, e pela secretária  da SMDS, Maria Eunice Dias Wolf.

 

O convidado, que mora São Paulo, partindo do tema “O Mundo do Trabalho e as perspectivas dos Trabalhadores do Sistema único de Assistência Social (SUAS)”, mencionou que os profissionais da assistência social precisam definir um novo posicionamento e planejar novas políticas e ações.

Segundo ele, isso se faz necessário em razão da maior expectativa de vida da população, da mudança demográfica ocorrida nas últimas décadas, da formação de famílias que não seguem o modelo tradicional, bem como do fato das mulheres terem menos filhos, o que acarretará uma sociedade formada por indivíduos que tendem a ter menos capacidade de socializar. “Estamos criando uma sociedade de grandes complexidades”, afirmou.

 

Reflexão

Com o objetivo de provocar reflexões, ele acrescentou que, diante da realidade que vem sendo construída, é cada vez mais importante que os profissionais sejam capacitados, passem por formação continuada e se voltem a um trabalho de investigação e pesquisa que aponte soluções voltadas ao caminho oposto ao do assistencialismo:

“O assistencialismo cria dependência e vincula o cidadão que teve menos oportunidades a um sistema que reproduz a pobreza”, salientou.

Pochmann defendeu a necessidade de reformas nas áreas agrária, tributária e social que levem a uma sociedade mais igualitária e possibilite o maior acesso a oportunidades de desenvolvimento econômico e cuidados em saúde e educação, principalmente.

 

Formação para o SUAS

Ao final do encontro, a secretária Maria Eunice comentou com Pochmann que Canoas é o primeiro município credenciado para realizar cursos de formação para o SUAS. Até então, apenas universidades estavam credenciadas: “Capacitaremos nossos servidores e os de outros municípios do Rio Grande do Sul”, destacou, afirmando que a troca de experiências enriquecerá o trabalho feito no município.
Por: Rosilaine Pinheiro – Jornalista MTE 17242 – Prefeitura Municipal de Canoas

 

Lista de noticias

 

Fontes:

Publicado em:04/11/2014

Voltar

Notícias Relacionadas