Rita Garrido

#Notícias | 28/06/2024

Homenagem ocorreu pelo trabalho da entidade no acolhimento dos canoenses atingidos pelas chuvas de maio

Na tarde de ontem (27), a Prefeitura Municipal de Canoas realizou ato para a entrega da medalha Pinto Bandeira, na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC). Na data que celebou os 85 anos da cidade, a maior honraria do município foi para as instituições e voluntários com atuação destacada durante a após a enchente maio.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, representado pelo presidente Paulo Chitolina, participou da cerimônia e foi homenagedo pelo trabalho no abrigo sediado no Ginásio de Esportes da entidade. Representantes dos sindicatos dos Petroleiros e Rodoviários também participaram do evento, e receberam junto com os metalúrgicos o reconhecimento pelas ações solidárias na cidade em meio à calamidade pública.

Metalúrgicos, Petroleiros e Rodoviários receberam o reconhecimento pelas ações solidárias em meio à tragédia das enchentes em Canoas. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Não teríamos medalhas suficientes para homenagear todos que atuaram de forma tão importante nesse período tão difícil. Mas não poderíamos deixar de prestar uma homenagem às instituições, às empresas e aos voluntários. Faço um grande agradecimento a todos os homens e mulheres que, bravamente, lutaram para resgatar e auxiliar as pessoas e os animais. Sabemos o tamanho da contribuição que cada um deu e segue dando para a recuperação da nossa cidade”, ressaltou o prefeito Jairo Jorge.

Homenagem foi prestada pelo trabalho de acolhimento do Sindicato aos canoenses atingidos pelas chuvas de maio. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Primeiro abrigo institucional

Na manhã do dia 02 de maio, o Sindicato acompanhava atentamente a situação das chuvas na cidade de Canoas. Em contato com o secretário do Escritório de Resiliência (Eclima), José Fortunati, a entidade colocou à disposição do município o Ginásio de Esportes, que no mesmo dia começou a receber as famílias que evacuavam dos bairros de risco. “Na primeira noite de abrigo, recebemos 150 pessoas que saíram de suas casas, principalmente do bairro Mathias Velho“, lembra Paulo Chitolina.

O Ginásio de Esportes do Sindicato foi o primeiro abrigo institucional de Canoas e funcionou do dia 02 de maio até o dia 18 de junho, quando foi completamente desmobilizado. Mais de 300 pessoas passaram pelo abrigo nestes 48 dias, e receberam o auxílio necessário para enfrentar o período de calamidade pública.

Abrigo instalado no Ginásio de Esportes do Sindicato. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

A partir da cozinha do restaurante do Sindicato, foram ofertadas 6 refeições diárias aos abrigados, que também contaram com ambiente para higiene pessoal e atendimento médico. O salão de festas do Sindicato também foi utilizado para organizar as doações de roupas.

O Sindicato cumpriu o seu papel social com a comunidade, pois nós entendemos que o trabalho sindical não é restrito ao local de trabalho nas empresas. Os metalúrgicos carregam em sua história o princípio da solidariedade, e nós colocamos isso em prática tanto nas ações do abrigo quanto na mobilização de apoio à nossa categoria, mobilizando trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos de outros tantos estados“, destacou Chitolina.

Trabalhos para reconstruir Canoas

Após as homenagens, foram apresentados os encaminhamentos dos grupos de trabalho (GTs) para reconstrução da cidade. Os GTs se estruturam em quatro eixos: recuperação econômica, recuperação social, planejamento ambiental e planejamento urbano. Cada um detalhou medidas de curto, médio e longo prazo que serão realizadas.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas participa ativamente do GT de Recuperação Econômica, que dentre algumas metas, apresentou medidas relacionadas à divulgação e auxílio às empresas sobre linhas de crédito; levantamento de dados para diagnóstico das empresas afetadas e parcerias com universidades para traçar diagnósticos e instrumentalizar pedidos de recursos.

A médio prazo, o grupo propôs analisar os processos das empresas interessadas em se estabelecer no Parque Canoas Inovação, e a longo prazo, manter permancente o trabalho dos GTs junto ao Município.

Fonte: STIMMMEC (com informações do Escritório de Comunicação da Prefeitura de Canoas)

Publicado em:28/06/2024