Escrito por

#Destaques | 17/06/2016

Dirigente da entidade e integrante do Coletivo de Relações Internacionais da CNM/CUT embarca neste sábado, dia 18, para a Alemanha

 

Coletivo esteve reunido nos dias 8 e 9 de junho, na sede da CNM/CUT, em São Paulo / Foto: CNM/CUT

 

 

Nos dias 8 e 9 de junho, dirigentes de todas as regiões do país, integrantes do Coletivo de Relações Internacionais da CNM/CUT, estiveram reunidos em São Paulo. O objetivo foi traçar planos de ação para fortalecer atuação das redes sindicais e de cooperação sindical com entidades parceiras de outros países. O Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita foi representado pelo dirigente Marcio Bonotto, trabalhador da Siemens, em Canoas.

 

 

Participaram do encontro os 18 representantes do coletivo, que trabalham em empresas multinacionais do ramo metalúrgico, e mais 35 trabalhadores que vão participar da 4ª Conferência Expressões da Globalização, que será realizada entre os dias 20 e 24 de junho, em Frankfurt, na Alemanha.

 

 

Os principais pontos de ação do coletivo é pautar nos encontros de rede sindicais o tema de redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, desenvolver atividades de formação sobre os Acordos Marco Globais e divulgar as diferenças salariais entre as plantas da mesma empresa no país e no mundo.

 

Na sede da CNM, em São Bernardo do Campo/SP, Marcio Bonotto apresentou expectativas sobre as condições de trabalho para os próximos meses.

 

 

Expressões da Globalização
A série de Conferências Expressões da Globalização reúne metalúrgicos do Brasil e da Alemanha para intercâmbio de experiências de organização sindical. As atividades são asseguradas por meio de parceria entre a CNM/CUT e a Fundação Hans Böckler, ligada ao IG Metall, o sindicato nacional dos metalúrgicos da Alemanha. O projeto começou em 2009, com a primeira conferência no Brasil. A segunda aconteceu na Alemanha, em 2012, e a terceira, em 2014, novamente no Brasil.

 

 

Neste ano, a Alemanha volta a ser palco do encontro entre os dias 20 e 24 de junho. Bonotto, dirigente sindical de Canoas e NSRita, representará a base e embarcará para Frankfurt no dia 18. Porto Alegre e São Leopoldo também terão representantes no encontro.

 

 

Fonte: STIMMMEC (com informações da CNM/CUT)

Fontes:

Publicado em:17/06/2016

Voltar

Notícias Relacionadas