#Destaques | 26/04/2023

Rubem Léo integrou a Chapa 2 em 1993, oposição de metalúrgicos que conquistou a direção do Sindicato. Foto: Arquivo STIMMMEC

Faleceu na manhã desta quarta-feira (26) o ex-dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, Rubem Léo Lima Soares. Trabalhador metalúrgico da Prolec (antiga Coemsa), ele tinha 61 anos e estava hospitalizado por problemas de saúde. Com a partida, deixa esposa, duas filhas e uma neta.

Natural de Rio Pardo, integrou a direção do Sindicato por quatro gestões (1993 – 1996 / 1996 – 1999 / 1999 – 2002 / 2002 – 2005), incluindo a chapa da oposição metalúrgica no início dos anos de 1990.

Na vida política, foi Vereador da cidade de Sapucaia do Sul e ex-secretário do Trabalho na gestão do ex-prefeito Vilmar Ballin.

Os diretores Flávio de Souza e Cecílio Guterres lembram que o companheiro foi figura presente nas causas da classe trabalhadora, em especial da categoria metalúrgica do Estado. Junto aos metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, a conquista da oposição, em 1993, se coloca como um momento de destaque na trajetória de lutas do companheiro Rubem Léo.

Até o momento, ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento.

Publicado em:26/04/2023