Escrito por

#Destaques | 03/10/2016

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita comunica com pesar o falecimento do ex-dirigente Francisco Emilio Teixeiro, o velho Chico, que ocorreu nesta segunda-feira (03), em Canoas.

 

 

 

Velho Chico foi dirigente do Sindicato e teve trajetória representativa na militância da cidade / Foto: Arquivo / STIMMMEC

 

 

 

Francisco Emílio Teixeira tinha 73 anos, era natural de Novo Hamburgo e metalúrgico aposentado. Desde muito jovem, militou nos movimentos sociais da região metropolitana. Sua militância se destacou a partir de 1964, quando começou a trabalhar em indústrias calçadistas e conheceu a realidade da classe trabalhadora sapateira dos vales do Sinos e Paranhana.

 

 

 

 

Até o final dos anos 70, militou na Juventude Operária Católica. Na época, tornou-se simpatizante do PCdoB, partido que funcionava na clandestinidade por causa da ditadura militar. Nos anos 80, “Seu Chico” participou da fundação e organização da Pastoral Operária e, já como metalúrgico, colaborou nas oposições de sindicatos metalúrgicos de Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo, e na fundação da CUT e do PT.

 

 

 

 

Ex-dirigente foi homenageado pela Prefeitura nos 75 anos da cidade / Foto: Reprodução / STIMMMEC

 

 

 

Em 1982, passou a residir em Canoas. Foi funcionário da Bianchini e da Micheletto, onde trabalhou durante 13 anos e iniciou nova militância em favor da classe trabalhadora. Em 1987, entrou para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, tendo sido reeleito para outros dois novos mandatos. Em 1998 se aposentou, mas não abandonou a luta. Ajudou a eleger importantes representantes de nossa cidade no cenário político nacional.

 

 

 

O velório ocorre na tarde desta segunda-feira (03), a partir das 14h, no cemitério São Vicente, em Canoas.

 

 

 

Fonte: STIMMMEC

Fontes:

Publicado em:03/10/2016

Voltar

Notícias Relacionadas