#Destaques | 12/02/2014

Comemoração será realizada no domingo, 09 de março, a partir das 10h, na entidade

Nesta quarta-feira, 12, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região completa 70 anos. A comemoração será realizada no domingo, 09 de março, a partir das 10h, no salão de festas da entidade e no ginásio de esportes.

História

Desde 1942 organizado como uma entidade sindical, apenas no dia 12 de fevereiro de 1944 recebe a carta que aprova seus estatutos e nomeia o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica Mecânica e de Material Elétrico de São Leopoldo e Região.

O STIMMMESL passou por inúmeras mudanças e enfrentou os diversos períodos políticos que o Brasil teve desde a década de 40, sempre lutando em prol dos trabalhadores da região.

Um período bastante marcante para o Sindicato foi o ano de 1986, pois foram importantes períodos de lutas da categoria dos metalúrgicos, devido ao período de demissão numa pequena crise onde o desemprego crescia.

Já em 1990, a categoria começa um processo de redução de jornada e redução de salário, pois praticamente todas as empresas começam a fazer essa proposta para os trabalhadores. Essa medida desencadeou uma paralisação de 16 dias como resposta à ofensiva da patronal.

Nos últimos anos, a entidade vem se somando às lutas da CUT, pela redução da jornada sem redução de salário, contra a terceirização e pelo fim do fator previdenciário.

Hoje, o STIMMMESL cumpre um papel de profundo destaque na organização sindical do Rio Grande do Sul, sendo a segunda maior força política de São Leopoldo.
Serviços

Com uma sede própria, o Sindicato oferece inúmeros benefícios para os associados, como as piscinas, o salão de festas, a valorização do setor ambulatorial, atendimentos jurídicos, além da ampliação nos convênios e a revitalização das subsedes, em Campo Bom e Sapucaia.

Nesta data tão importante, a direção do STIMMMESL salienta a importância de sua história para o progresso da cidade, reforça a luta pelos direitos da classe trabalhadora e parabeniza a todos os trabalhadores (as) que fizeram parte desta história.
Por: Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo

Publicado em:12/02/2014