Rita Garrido

#Destaques | 17/08/2023

Metalúrgico e ex-presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo assumiu o órgão no Estado em março deste ano

Encontro com o Superintendente Regional do Trabalho, Claudir Nespolo, ocorreu em Porto Alegre. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Na tarde desta quinta-feira (17), o Sindicato esteve na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), em Porto Alegre, e foi recebido pelo novo Superintendente do órgão, Claudir Nespolo. A visita teve como objetivo construir um diálogo a partir de importantes pautas que vigoram no mundo do trabalho atual, como a terceirização, além de reforçar a importância das denúncias frente irregularidades nos locais de trabalho.

A formação para os trabalhadores, em especial para a juventude, também foi um ponto pautado na reunião. O presidente do Sindicato e também representante dos trabalhadores no Conselho Nacional do Senai, Paulo Chitolina, destacou que a entidade faz esforços para discutir o tema junto com as empresas e o Sindicato patronal de Canoas, o SIMECAN, de modo a fortalecer a qualificação na indústria e garantir o ingresso dos mais jovens no setor.

Paulo Chitolina, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Terceirização na pauta da SRTE e do Sindicato

Nespolo afirmou no encontro que o trabalho terceirizado no Estado está entre os temas de discussão da Superintendência, com previsão da realização de um seminário nas próximas semanas. Nesta linha, firmou apoio às iniciativas do Sindicato em buscar ampliar a representação da classe trabalhadora.

No último dia 10 de agosto, o Sindicato aprovou em Assembleia Geral dos Trabalhadores a mudança no Estatuto da entidade para permitir a representação dos terceirizados na atividade fim das metalúrgicas da base. Uma vez aprovadas, as alterações foram encaminhadas para análise do Ministério do Trabalho e Emprego, que deverá firmar a mudança na Carta Sindical.

Irregularidades devem ser denunciadas

O trabalho de fiscalização realizado pelo órgão, segundo Claudir, é efetivo e vem sendo intensificado pela gestão. Segundo ele, o acompanhamento de um diretor sindical no ato da fiscalização, principalmente quando a denúncia parte da entidade sindical, é fundamental. No entanto, ressaltou que é importante que as denúncias sejam fundamentadas, o que exige a presença efetiva do Sindicato no dia a dia do local de trabalho.

Claudir Nespolo assumiu a Superintendência Regional do Trabalho no RS em março deste ano. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Durante a conversa, foram reforçados os canais de denúncia que a SRTE possui. Nomeado superintendente em março deste ano, Claudir Nespolo destacou que os plantões fiscais foram retomados nesta gestão, e ocorrem diariamente na sede da Superintendência, em Porto Alegre. Também é possível denunciar irregularidades trabalhistas no portal do Governo Federal.

Fonte: Rita Garrdo / STIMMMEC

Publicado em:17/08/2023