Rita Garrido

#Destaques | 23/05/2024

Doações serão destinadas aos trabalhadores/as da base, sócios ou não da entidade

Começa nesta sexta-feira (24), a partir das 9h, a entrega de cestas básicas aos metalúrgicos e metalúrgicas atingidos pelas enchentes nas cidades de Canoas e Nova Santa Rita. A ação será organizada pelo Sindicato, a partir das doações recebidas diretamente do Metalúrgicos do ABC de São Paulo. A retirada da cesta poderá ser realizada pelo trabalhador/a ou algum dependente, diretamente na sede da entidade (Rua Caramuru, 330 – Centro / Canoas), mediante apresentação de contracheque ou carteira de associado/a e de acordo com a disponibilidade das doações.

Doações dos metalúrgicos do ABC de São Paulo foram entregues em Canoas na última segunda-feira (20). Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

Segundo o presidente do Sindicato, no primeiro momento a iniciativa irá priorizar os trabalhadores/as que atuam na base e que foram afetados pelas enchentes, direta ou indiretamente. Também, serão contemplados os aposentados/as metalúrgicos/as.

O trabalhador ou a trabalhadora que perdeu a sua casa, que não recebeu o seu salário ou que está abrigando familiares e amigos em sua residência, será priorizado pela ação do Sindicato, assim como os aposentados e aposentadas da categoria”, afirmou Paulo Chitolina, destacando que a distribuição das doações não é direcionada apenas aos associados/as da entidade.

Metalúrgicos e metalúrgicas que trabalham nas empresas de Canoas e Nova Santa Rita, associados ou não ao Sindicato, têm o direito de vir retirar uma cesta básica caso estejam enfrentando dificuldades em meio à calamidade pública”.

Papel Social do Sindicato

O Ginásio de Esportes da entidade, que já foi palco de muitos campeonatos e jornadas esportivas da categoria metalúrgica, hoje cumpre o papel de abrigo para quase 300 canoenses afetados pelas enchentes. Desde a madrugada de 02 de maio, o Sindicato cedeu o espaço à Prefeitura Municipal de Canoas, se responsabilizando apenas pelas refeições servidas aos abrigados no local.

Ginásio de Esportes do Sindicato abriga cerca de 300 pessoas desde o dia 02 de maio. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

O atendimento à categoria não sofreu restrições e a entidade colocou à disposição, dos trabalhadores e do público geral, assessoria jurídica diária para atendimento na área trabalhista e nos assuntos relacionados ao estado de calamidade pública. O atendimento do ambulatório médico também permanece sem alterações, com exceção de imprevistos, que prontamente são informados nos canais de comunicação da entidade.

No litoral, a entidade abriu as portas da Colônia de Férias, em Mariluz, que abriga metalúrgicos/as (associados e não associados) e seus familiares desde o dia 06 de maio. No local, cerca de 150 pessoas que tiveram suas casas invadidas pelas águas em Canoas recebem alimentos, roupas e cobertores, sem a necessidade de custear as estadias durante o período de calamidade.

Colônia de Férias da categoria abriga 150 pessoas que foram atingidas pelas chuvas em Canoas. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Solidariedade metalúrgica

Desde a instalação do abrigo no Ginásio de Esportes e do agravamento da situação na cidade de Canoas, o Sindicato contou a solidariedade dos trabalhadores e de empresas metalúrgicas da base. Foram muitas as iniciativas que garantiram alimentos e água potável aos abrigados no correr das últimas três semanas.

Fora do Rio Grande do Sul, a solidariedade da categoria também é presente a partir da grande campanha organizada pelos metalúrgicos do ABC de São Paulo. Ao todo, já foram encaminhadas ao Estado mais de 70 toneladas de donativos arrecadados nas fábricas, nas regionais e na sede do SMABC, em São Bernardo do Campo.

Mobilização dos metalúrgicos do ABC de São Paulo resultou na entrega de dois caminhões de doações ao Sindicato de Canoas. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Em visita à sede do Sindicato no dia 08 de maio, o presidente do Sindimetal ABC, Moisés Selerges, reforçou a importância da solidariedade de classe neste momento. “Um dos maiores valores que a classe trabalhadora tem é a questão da solidariedade. Ninguém vai ficar feliz enquanto a gente souber que tem esse problema aqui no Rio Grande do Sul. Vamos trabalhar fortemente e conjuntamente pra melhorar a vida do trabalhador e da trabalhadora”.

Publicado em:23/05/2024