#Destaques | 25/04/2023

Trabalhadores/as denunciaram para o Sindicato rumores de que a empresa Pampa pretende suspender seus direitos à periculosidade e a insalubridade, além de alterar a carga horária de trabalho, incluindo os sábados como dias úteis. Estes direitos dos trabalhadores são assegurados por lei e pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e não podem simplesmente serem retirados.

Na manhã desta terça-feira (25), os diretores sindicais estiveram em frente à empresa para realizar uma assembleia junto com os trabalhadores a fim de conversar sobre o ocorrido. “A empresa precisa respeitar seus funcionários, as coisas não podem serem levadas dessa forma”, disse o secretário de formação do Sindicato, Cecílio Guterres.

O Sindicato irá cobrar da empresa a participação da instituição nas discussões sobre essas questões e também sobre outros pontos que precisam de atenção e foram levantados durante a assembleia, são eles: Reajuste do vale rancho, a Participação de Lucros e Resultados (PLR) e medidas para diminuição dos acidentes de trabalho. Cecilio ainda reforçou a necessidade dessas discussões: “Incluímos nos pontos que precisam ser revisitados o reajuste do vale rancho, que não é aumentado há pelo menos 5 anos, e também discussões sobre a PLR que precisa ser calculada de uma forma mais transparente do que tem sido”.

Secretário de formação do Sindicato, Cecílio Guterres

Enfatizando a importância da periculosidade e insalubridade, o tesoureiro do Sindicato, Flávio Fontana, relembra que a empresa já foi palco de uma série de acidentes de trabalho. “Nós não esquecemos os acidentes que já ocorreram aqui na Pampa, o trabalho que é feito aqui é perigoso sim, por isso a necessidade de que esses direitos continuem sendo pagos para os funcionários”, reforçou.

O vice-presidente do Sindicato, Silvio Bica, falou sobre a necessidade da participação da instituição nas discussões que dizem respeito aos trabalhadores/as. “O Sindicato é o representante legal, o porta-voz dos trabalhadores metalúrgicos. Realizamos essa assembleia hoje para deixar claro que não estamos de acordo com a forma que a empresa tem conduzido esses assuntos.”

Vice-presidente do Sindicato, Silvio Bica

Ao lembrar os trabalhadores e trabalhadoras do início da Campanha Salarial deste ano, o presidente do Sindicato Paulo Chitolina, reforçou a importância de que sejam feitas discussões sérias sobre trabalho decente e digno para a categoria. “Esta é uma das nossas pautas da campanha deste ano, precisamos garantir condições decentes de trabalho para a base metalúrgica.”

Presidente do Sindicato, Paulo Chitolina

Além disso, Chitolina reforçou a importância e responsabilidade da Cipa na segurança do trabalho, questionou o uso inadequado de câmeras na empresa e reforçou a necessidade de que o Sindicato participe das decisões sobre os direitos dos trabalhadores. “A empresa vem aos poucos comendo, como cupins, os nossos direitos. Querendo ou não eles vão ter que dialogar com o Sindicato. Vamos encaminhar o documento com os pontos que precisam ser tratados e com prazo para que a empresa resolva as questões, caso contrário os trabalhadores poderão entrar em greve.”

Publicado em:25/04/2023