#Notícias | 29/12/2023

O ano mal havia começado quando os terceirizados da REFAP, em Canoas, cruzaram os braços durante uma Parada de Manutenção na refinaria. A busca por melhores salários, benefícios e condições para o trabalho transcorreu por 11 dias, entre assembleias e negociações no Tribunal. E foi com este “pontapé”, de trabalhadores e trabalhadoras que reivindicaram também uma representação sindical durante a greve, que o Sindicato buscou durante todo o ano de 2023 inovar em suas ações e lutas.

Paradeiros da REFAP, em Canoas, cruzaram os braços por 11 dias em janeiro deste ano. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

Em nossa Campanha Salarial, as investidas para agitar a categoria iniciaram ainda em março, com ampla divulgação dos jornais nas fábricas da base. Além da aprovação da pauta de reivindicações, convocamos todos e todas para um inédito encontro de mobilização e organização, momento em que ouvimos sobre a realidade no dia a dia das empresas e levantamos sugestões de ações sindicais trazidas pelos trabalhadores/as.

Entrega do informativo do sindicato nas fábricas da base / Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

O avanço da luta para além do período da Campanha Salarial foi outro feito de inovação em nossas ações. Decida em assembleia pelos metalúrgicos e metalúrgicas, a busca pelas adequações na cláusula do Quinquênio e pela implementação de um vale-alimentação seguiu com negociações e acordos por fábrica, mostrando a força das decisões coletivas e da luta constante!

Centenas de trabalhadores participaram do encontro que traçou as ações da campanha salarial deste ano. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Mas nem só pelas lutas o nosso ano foi marcado. Em 2023 celebramos os 10 anos de atuação do Departamento dos Aposentados, importante núcleo de apoio nas ações do Sindicato. E para comemorar, o grupo organizou um mês de visitas e um semestre com programações e encontros mensais aqui na sede, que culminaram em um grande fechamento das atividades do ano no mês de dezembro.

Integrantes do Departamento dos Aposentados reunidos para organizar as atividades dos 10 anos de atuação junto ao Sindicato. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Celebramos também os 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), discutimos o futuros da indústria e da categoria no 11º Congresso da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), estivemos envolvidos nas lutas municipais (contra os cortes na saúde pública de canoas), nas lutas estaduais (campanha de solidariedade da CUTRS para ajudar as vítimas das enchentes no Vale do Taquari), assim como nas lutas nacionais (contra a política de juros do banco central).

Mobilização em Canoas, contra os cortes na saúde da Região Metropolitana. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

Assim, encerramos 2023 com a certeza de que operamos com mudanças importantes em nossas ações sindicais. Talvez nem todas com o sucesso que sempre buscamos, mas certamente alcançando o objetivo que mais desejamos aqui no Sindicato: o apoio cada vez maior dos metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita!

Feliz 2024 para todos e todas! Que estejamos juntos em mais um ano de agitos e lutas!