#Destaques | 16/06/2023

Desde o mês de maio, a Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS) esteve empenhada em buscar uma proposta de reajuste aos trabalhadores da Reparação de Veículos em todo o Estado. Isso porque desde 2018 a categoria enfrenta uma série de entraves jurídicos em relação à representação sindical das empresas, o que vem dificultando a abertura de discussões e o avanço de lutas para melhorar as condições salariais e de trabalho.

Ainda que se trate de uma entidade do ramo metalúrgico, a Federação permance responsável pela categoria, seja em novas negociações ou na manutenação dos direitos já conquistados e acordados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em anos de representação.

Em 2023, a proposta alcançada foi discutida e aprovada nas cidades que pertencem à base da FTM-RS, como é o caso de Canoas e Nova Santa Rita. Em ASSEMBLEIA GERAL realizada no dia 4 de junho, os trabalhadores/as da categoria aprovaram o reajuste salarial de 4.50% nos salários (retroativo ao mês de maio), além de um abono único no valor de R$ 150,00, que poderá ser pago em uma única vez ou parcelado em três vezes (meses de agosto, setembro e outubro).

Confira abaixo o resumo da proposta aprovada

• Reajuste de 4.5% (retroativo a 1º de maio);
  • Retroativo de maio será pago em junho
  • Piso salarial normativo: R$ 1.940,35
  • Piso de ingresso / borracharia: R$ 1.729,78
  • Abono único de R$ 150,00 (Opção de pagamento em parcela única ou 3x – agosto, setembro e outubro)