#Destaques | 26/02/2014
Pesquisa do Dieese mostra que percentual caiu para 5,7% no mês passado
A região metropolitana de Porto Alegre registrou, em janeiro, a menor taxa de desemprego desde 1992, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira naPesquisa de Emprego e Desemprego (PED) feita do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). No período, o percentual de pessoas desocupadas caiu de 6,1%, em dezembro, para 5,7%. Esta é a menor taxa desde o início da série histórica da PED.
O número total de desempregados em janeiro foi estimado em 108 mil pessoas, 8 mil a menos do que no mês anterior. O setor que mais contribuiu para a queda nesse número foi o de construção, com mais 11 mil ocupados. O destaque negativo ficou com a indústria de transformação, que diminuiu em 10 mil o número de pessoas ocupadas.
Ainda de acordo com os dados da PED, o rendimento médio real do total de ocupados apresentou relativa estabilidade (-0,3%) no mês de janeiro, chegando a R$ 1.779.
Entenda as metodologias utilizadas pelo IBGE e pelo Dieese
As duas pesquisas usam metodologias diferentes para calcular o desemprego. Enquanto o IBGE calcula apenas o desemprego aberto (pessoas que procuraram trabalho de maneira efetiva nos 30 dias anteriores ao da entrevista), o Dieese leva também em conta o desemprego oculto pelo trabalho precário (pessoas que realizam trabalhos ocasionais ou em ajuda a parentes e que procuraram mudar de trabalho nos 30 dias anteriores ao da entrevista) e pelo desalento (pessoas que não possuem trabalho e nem procuraram nos últimos 30 dias anteriores ao da entrevista, por desestímulos do mercado de trabalho).
A pesquisa do IBGE se chama Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e sua série histórica começa em março de 2002. Para realizar a pesquisa, mensalmente, cerca de 400 servidores do instituto visitam aproximadamente 44 mil domicílios em seis regiões metropolitanas: Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Já o Dieese realiza mensalmente a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Na região metropolitana de Porto Alegre, a série histórica de dados inicia em 1992.
Por: Jornal Zero Hora