Rita Garrido

#Destaques | 24/10/2023

Iniciativa surgida no Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul é coordenada pelo diretor de formação da entidade

Na última quarta-feira (18), a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul realizou a entrega do Prêmio Darcy Ribeiro – Caxias Educadora 2023, momento em que quatorze profissionais da educação tiveram projetos e iniciativas de ensino reconhecidos pelo município. Dentre as cinco categorias da premiação, o projeto “TÔ LIGADO! Tecnologias Digitais para Aposentados/as”, elaborado pelo SINDISERV de Caxias foi o vencedor como representante do Ensino Não Formal.

Foto: Vânia Marta Speiorin / Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

O Prêmio Darcy Ribeiro – Caxias Educadora é destinado a quem atua na Educação Infantil, Ensino Fundamental (séries iniciais e finais), Ensino Médio e Ensino Superior, bem como a profissionais em educação popular, de entidades não governamentais, em atuação direta com crianças, jovens e adultos.

Idealizado pelo diretor de formação do SINDISERV de Caxias do Sul, Cristiano Cardoso, a iniciativa visa promover inclusão digital na terceira idade. Nos encontros, são abordados o uso das redes sociais e os golpes digitais, difundindo conhecimento digital conjuntamente com os cuidados necessários para operar as redes.

Experiência em Canoas

Na base dos metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita a oficina foi realizada no mês de agosto, em parceria com o Departamento dos Aposentados/as. O grupo, que em 2023 comemora 10 anos de atuação junto com Sindicato, tem realizado uma série de encontros com temas diversos e de interesse dos veteranos.

Dividida em dois momentos, a oficina teve início com uma contextualização sobre as redes sociais e as possibilidades no uso correto dos aplicativos e também das funcionalidades dos aparelhos de celular. Na sequência, foram realizados exercícios práticos no WhatsApp, momento em que os aposentados e aposentadas aprenderam a formatar os textos das mensagens, utilizar “emoticons” e figurinhas, além de fazer e visualizar stories para o status.

Projeto foi realizado junto aos aposentados e aposentadas metalúrgicos de Canoas no mês de agosto. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

A segunda parte do encontro tratou dos golpes que frequentemente são aplicados nas redes sociais. Cardoso apresentou alguns exemplos recorrentes de crimes virtuais, que envolvem o envio de links para se clicar ou o pedido de depósitos / pix.

Dentro os exemplos mencionados estão o “falso empréstimo”, o “golpe do nudes”, o “falso emprego” e o “golpe do boleto falso”.Há também os golpes que envolvem supostos sequestros de familiares, ou ainda, a clonagem do número de algum familiar que dispara mensagens solicitando dinheiro.

Encontro contou com atividades práticas que geraram interação entre os participantes. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

Na avaliação do Sindicato e do Departamento dos Aposentados, é possível e necessário replicar o projeto surgido no Sindiserv junto às demais entidades CUTistas, como um trabalho de inclusão, tanto no campo social quanto nas atividades sindicais de cada categoria.

Fonte: STIMMMEC (Com informações de Sindiserv Caxias do Sul)

Publicado em:24/10/2023