#Notícias | 29/10/2015
O trabalho de famílias assentadas da reforma agrária em Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre (RS), terá maior visibilidade com o lançamento do selo identificador da produção orgânica do município, e da identificação de instituições de ensino que adquirem alimentos livres de agrotóxicos para a alimentação escolar.
Veja também: Sindicato realiza doação para família em situação de vulnerabilidade
Fruto da parceria entre a Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec), do MST, prefeitura e agricultores assentados de Nova Santa Rita, a iniciativa foi lançada nesta segunda-feira (26), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa. De acordo com Sandra Nunes Rodrigues, da Coptec, ela fortalecerá a produção orgânica e o Programa de Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
“A sociedade e a comunidade escolar de Nova Santa Rita têm a possibilidade de consumir alimentos orgânicos, produzidos no próprio município, e garantidos por um sistema de inspeção participativo, que comprova toda a certificação orgânica”, explica Sandra.
A iniciativa compreende a identificação de instituições de ensino que optaram por oferecer aos seus alunos alimentos saudáveis e também da produção orgânica em feiras e eventos. Para isto, em escolas municipais serão coladas placas com a frase: “Os alunos desta escola consomem produtos orgânicos dos Assentamentos da Reforma Agrária pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), cumprindo a Lei Federal n. 11.947.2009”. Já para o uso em feiras, os produtores terão disponível banner que identificará o tipo de produção.
Para a prefeita Margarete Simon Ferretti, o selo da produção orgânica do município será uma referência para os produtores locais em espaços de comercialização. Durante o lançamento, ela destacou a importância da parceria com o governo federal no Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e Pnae, levando alimentos saudáveis à população e à rede de ensino municipal.
Desde o ano de 2010, em cooperação, famílias assentadas, que recebem assistência técnica da Coptec, entregam alimentos às 16 escolas do município e à três escolas estaduais.
O ato de lançamento do selo contou com a presença de assentados e assentadas, representantes da Coptec, Cooperativa Central dos Assentamentos de Reforma Agrária do Rio Grande do Sul (Coceargs), pais, alunos, servidores públicos municipais e parlamentares.
Fonte: Sul 21 (com informações da Prefeitura de Nova Santa Rita)