#Notícias | 25/09/2014

Curso de Disseminadores das Informações Previdenciárias contou com 85 participantes no primeiro encontro

O Núcleo de Educação Previdenciária da Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Porto Alegre deu início ontem, 24, ao Curso de Disseminadores das Informações Previdenciárias, iniciativa proposta no mês de maio durante reunião do Conselho de Previdência Social, e desenvolvida em parceria com a Central Única de Trabalhadores (CUT-RS). Na abertura do evento o gerente-executivo, Haidson Pedro Brizola da Silva, ressaltou a importância de ações como essa, que contribuem para que o cidadão tenha consciência dos seus direitos. O gerente citou como exemplo as pessoas que, apenas no momento da aposentadoria, ficam sabendo que vão receber o menor valor de benefício, quando poderiam ter complementado suas contribuições e acessado um valor maior.

Dividida em dois encontros, a capacitação é ministrada pelo analista e educador previdenciário, Paulo Goulart da Silva, que no primeiro dia de atividades abordou uma série de informações, passando pelo histórico e evolução da Previdência Social, categorias de segurados, inscrição e filiação, e condições para o reconhecimento de direitos. O próximo, e último encontro, acontece no dia 1 de outubro.

Como objetivo, o curso visa evitar que as pessoas tenham que recorrer a terceiros ou atravessadores para acessar os benefícios a que têm direito. Para isso, foi apresentado o programa de Educação Previdenciária (PEP) e as ações realizadas através dele, salientando que a PEP busca atingir diversos públicos, inclusive o aposentado que possui papel fundametal na disseminação do conhecimento previdenciário, pois leva informações aos familiares e amigos.

O evento contou com a participação de 85 pessoas, sendo a maior parte dirigentes sindicais e trabalhadores de 30 entidades pertencentes ao Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador, além de servidores da Regional Porto Alegre do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Segundo o representante da CUT-RS, Paulo Rodolfo Pacheco Ribeiro, responsável pela coordenação das inscrições e divulgação do curso junto aos sindicatos, houve grande procura pela oportunidade, “Reflexo da pouca informação no movimento sindical”, constata. Para ele, todos se beneficiam com a disseminação desse tipo de conhecimento. “Se o trabalhador tiver ciência de seus direitos, de como ter acesso a eles, facilita a vida de todo mundo”, conclui. (ACS/RS)

Representando o Sindicato Metalúrgico de Canoas, estiveram presente os dirigentes, Antonio Munari, Dalcemar Soares, Pedro Trindade e Ederson dos Santos.

Apoio aos trabalhadores e aposentados metalúrgicos

Além de possuir uma secretaria de prevenção e saúde do trabalhador, hoje coordenada pelo dirigente Dalcemar Soares, o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita criou, em outubro de 2013, um departamento voltado exclusivamente aos aposentados. Com encontros semanais, quatro corrdenadores ficam a disposição para esclarecer dúvidas e conversar sobre a situação dos aposentados no Brasil. O departamento ainda conta com uma assistência jurídica feita pelo Dr. João Lucas Machado de Mattos, do escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados.

De acordo com o presidente da entidade, Paulo Chitolina, o objetivo é cada vez mais somar esforços para que todos os trabalhadores possam se informar e garantir melhores condições de trabalho e uma aposentadoria digna.

Por: Ministério da Previdência Social e STIMMMEC

Publicado em:25/09/2014