Rafaela Amaral
#Notícias | 29/09/2023
A sexta-feira (29) teve início com uma assembleia em frente à empresa PLA, em Canoas. A conversa com os trabalhadores e trabalhadoras precisou acontecer após a empresa disseminar discursos distorcidos sobre as negociações da Participação de Lucros e Resultados (PLR).
“É preciso ficar claro aqui que o Sindicato nunca acertou e nunca vai acertar acordo sem antes discutir com os trabalhadores/as”, enfatizou o diretor sindical, Antonio Munari, fazendo referência às informações equivocadas, por parte da empresa, de que o Sindicato já havia concordado em não ter a Participação dos Lucros e Resultados.
Após o encerramento da Campanha Salarial deste ano, o Sindicato tem reforçado as negociações e reivindicações de PLR e Vale-Alimentação, diretamente com as metalúrgicas de Canoas e Nova Santa Rita, este é o caso da PLA. “Nós estamos tentando negociar com a PLA essas questões, não existe nada acertado e definitivo, o Sindicato não assina nada sem antes falar com os trabalhadores, assim como foi na situação do Lay-off e PLR do ano passado em que realizamos assembleia aqui para decidirmos juntos qual direção tomar”, esclareceu o presidente do Sindicato, Paulo Chitolina.
Além da PLR, os diretores sindicais entendem que é necessário que a empresa forneça também Vale-Alimentação para seus funcionários, assim como acontece em todo o grupo da John Deere. “Nas outras plantas os trabalhadores já possuem esses benefícios, em Canoas precisa ser igual!”, reforçou Chitolina.
O vice-presidente da Instituição, Silvio Bica, aproveitou a oportunidade para relatar as negociações em outras empresas da base, além de reforçar a conquista do Vale-Alimentação na AGCO, onde atua: “Estamos aqui hoje para nos unir, porque não existe conquista sem mobilização. Os patrões nunca nos oferecem benefícios com facilidade ou por bondade, por isso precisamos nos articular e estarmos juntos nesta busca.”
Fonte: STIMMMEC