https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2024/03/Copia-de-icone-fundo-laranja.png
Escrito por

Integrar-RS

#Notícias | 22/10/2024

Aprimorar a comunicação das entidades sindicais junto à classe trabalhadora foi o foco dos estudos, debates e práticas no 2º módulo do Curso de Administração de Empreendimento do Terceiro Setor, realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Participaram do encontro dirigentes sindicais da metalúrgia, da alimentação, do ramo de calçado e vestuário, e dos ramos mobiliário e aeroviário, totalizando a presença de 55 dirigentes sindicais.

Dirigentes sindicais que participaram do módulo de comunicação. Foto: Rafaela Amaral / Integrar-RS

A qualificação teve início no mês de agosto e é uma parceria entre o Macrossetor da Indústria da CUTRS e o Integrar-RS. Além de organizar e executar os módulos, o Instituto de Formação e Pesquisa também buscou recursos, por meio de Emenda Parlamentar, e paceria junto ao Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profisisonal do Ministério do Trabalho e Emprego.

Curso foi promovida em parceria com o programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional. Foto: Rita Garrido / Integrar-RS

Trabalho de imersão

Ministrado pelo educador João Marcelo Santos, os três dias de formação presencial envolveram leituras, discussões e atividades práticas, buscando desenvolver habilidades comunicacionais e tratando da importância da organização coletiva nas redes digitais e no local de trabalho.

Na quarta-feira (16), a abertura do curso abordou os sentidos gerais da comunicação. Em cima das questões “o que é comunicação?“, “quando eu me comunico?” e “para que eu me comunico?“, os participantes se dividiram em grupos para buscar suas interpretações. Na sequência, entrou em cena o trabalho da expressão na comunicação, tratada em outras três questões: “quem fala?”, “Como fala?” e “com quem fala?”.

Material de apoio à formação foi entregue aos participantes. Foto: Rafaela Amaral / Integrar-RS

O medo de falar em público e a importância da escuta puxaram o trabalho das dinâmicas, realizadas na tarde de quarta e também na quinta-feira (17). No ginásio de esportes do Sindicato, os diretores sindicais fizeram atividades de trava língua e entonação vocal, o que rompeu a timidez de muitos dos participantes. A música, como forma de entrosamento, também foi uma ferramenta importante na formação, abrindo a dinâmica que buscou colocar em prática a coragem de cada um ao falar em público, com o microfone.

O medo de falar em público e a importância da escuta puxaram o trabalho das dinâmicas do curso. Foto: Rita Garrido / Integrar-RS

Na sexta-feira (18), terceiro e último dia de curso, os dirigentes conduziram um debate sobre temas relevantes ao movimento sindical: a representação das mulheres trabalhadoras, dos terceirizados/as e da juventude, assim como a importância da comunicação e as expectativas da classe trabalhadora sobre o trabalho dos sindicatos. Ao fim, o grupo avaliou as atividades e listou 7 ensinamentos sobre o módulo que servirão de guia no trabalho junto às entidades sindicais.

Temas relavantes ao movimento sindical pautaram o terceiro dia de formação dos dirigentes sindicais. Foto: Rita Garrido / Integrar-RS

Próximos encontros

Assim como no primeiro módulo do curso, que tratou dos desafios do movimento sindical frente às transformações no campo do trabalho, a participação de dirigentes sindicais mulheres foi expressiva no segundo encontro. Nesta linha, o 3º módulo da qualificação, previsto para o final de novembro, deverá tratar da inserção e do trabalho das mulheres no movimento sindical. Encontros virtuais entre módulos também estão previstos para as próximas semanas, visando manter ativas as trocas e a convivência entre os participantes, completando cem horas aula de formação.

Fonte: Rita Garrido / Integrar-RS

Fontes:

Publicado em:22/10/2024

Voltar

Notícias Relacionadas