https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG_0374-3-scaled.jpg
Escrito por

Rita Garrido

#Notícias | 13/08/2025

PAMPA E NOVA FASE: SEGUE MOBILIZAÇÃO CONTRA JORNADA 6X1

Na manhã desta quarta-feira (13), o Sindicato realizou assembleias simultâneas nas metalúrgicas PAMPA e NOVA FASE, dando seguimento à luta contra a adoção da Jornada 6×1. A direção das empresas, que é a mesma, anunciou na última sexta-feira (08) a intenção de incluir o sábado na jornada de trabalho, o que gerou insatisfações em ambas as plantas. Desde o início desta semana, os trabalhadores/as estão em Estado de Greve.

Nas assembleias desta manhã, os diretores do Sindicato repassaram atualizações sobre as tentativas de negociação. Apesar de ter se comprometido em dialogar para encontrar alternativas à situação, a direção das empresas deu andamento às mudanças na jornada a partir de contratos individuais. Os trabalhadores/as também relatam estarem sofrendo pressão dos gerentes para aceitar a mudança, sob risco de demissão.

Sem êxito na negociação direta, o Sindicato solicitou uma mediação no Tribunal, que está prevista para a tarde de sexta-feira (15). Tanto a PAMPA quanto a NOVA FASE tem histórico de problemas referentes às condições de trabalho. Salários pouco competitivos, benefícios condicionados à presença e/ou produção e frequência em acidentes de trabalho são alguns aspectos que desmotivam os trabalhadores/as e geram expressivo índice de rotatividade.

Por meio de um processo coletivo movido pelo Sindicato, os trabalhadores/as também buscam receber o Adicional de Insalubridade. Ainda que as empresas neguem a existência de ambientes insalubres, as perícias já realizadas confirmaram a nocividade para trabalho.

Fonte: STIMMMEC

Fontes:

Publicado em: 13/08/2025

Voltar