#Notícias | 16/04/2015

Entre os 41 dirigentes eleitos, sete são gaúchos das bases de Canoas, Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Erechim. Entre eles está o secretário-geral do nosso sindicato, Flávio de Souza, o Flavião. Paulo Cayres (Paulão) foi reconduzido para a presidência da entidade para a Gestão 2015/2019.

Os delegados e as delegadas do 9° Congresso Nacional dos/as Metalúrgicos/as da CUT elegeram no final da tarde desta quarta-feira, 15 de abril, por unanimidade, a nova direção da entidade para o manato 2015-2019. O metalúrgico na Ford do ABC, Paulo Cayres (Paulão), foi reconduzido à presidência da CNM/CUT – Confedera­­ção Nacional dos/as Metalúrgicos/as da CUT.

Outros 40 dirigentes de Norte a Sul do país foram aclamados eleitos na Chapa Única – Unidade Metalúrgica, entre os quais sete gaúchos das bases de Canoas, Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Erechim. Entre eles está o secretário-geral do nosso sindicato, Flávio de Souza, o Flavião.  A Chapa Única respeitou a cota de gênero estabelecida pela CUT, incluindo 15 companheiras de várias regiões do país, entre as quais as dirigentes do sindicato de Porto Alegre, Lenira Campos da Silva, e do sindicato de Erechim, Sandra Salete Weishaupf.

Em sua intervenção logo depois da eleição, Paulão Cayres ressaltou que o desafio da nova direção será ampliar ainda mais as ações empreendidas pela entidade e ampliar a unidade com sindicatos e federações da categoria, com o Macrossetor da Indústria da CUT e com a central sindical. “Hoje esta categoria mostrou que não desiste nunca da luta e da defesa de nossos interesses. Seus representantes neste Congresso mostraram que são guerreiros e marcharam seis quilômetros para protestar contra o PL 4330”, ressaltou. “A nossa missão é a nossa coragem de lutar”, completou.

O presidente reeleito assinalou ainda a importância da solidariedade de classe e lembrou que a CNM/CUT foi criada graças ao apoio das entidades sindicais internacionais. “Temos neste 9° Congresso representantes de 25 países e a importância da CNM é crescente dentro e fora do Brasil”, disse.

A defesa da chapa “Unidade Metalúrgica” (confira o programa ao final) foi feita pelos presidentes das confederações cutistas dos ramos químico, Lu Varjão, e da alimentação, Siderlei de Oliveira, e pelo secretário geral da CUT, Sérgio Nobre, que reafirmaram a importância da categoria metalúrgica e de sua entidade nacional para as lutas dos trabalhadores.

Programa da Chapa “Unidade Metalúrgica”

Durante a eleição, a Chapa Única declarou seu compromisso com a luta pela melhoria das condições de vida de todos e todas, e apresentou a jornada de lutas a ser adotada pela nova direção, com 13 pontos principais:

1. Redução da jornada de trabalho sem redução de salários;
2. Fim do fator previdenciário;
3. Criação de mecanismos de proteção ao emprego;
4. Contrato de Trabalho nacionalmente articulado, com piso nacional metalúrgico;
5. Luta ampla pela democratização dos meios de comunicação;
6. Luta por educação pública de qualidade, com qualificação profissional e organização da juventude trabalhadora;
7. Defesa do Sistema Único de Saúde público e de qualidade para todos e todas;
8. Contra o PL 4330 e todos os projetos que visam a retirada de direitos da classe trabalhadora;
9. Pela consolidação do Macro Setor da Indústria na CUT;
10. Luta pela creche como um direito da criança e obrigação do Estado;
11. Acesso ao local de trabalho pelos representantes sindicais e contra toda e qualquer prática antissindical, além de investir na organização das CIPAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) rumo à Organização no Local de Trabalho.
12. Luta inalienável pelo aprofundamento da democracia e contra todo e qualquer tipo de golpe e pela reforma política;
13. Luta contra toda e qualquer discriminação e por uma sociedade mais justa, solidária e fraterna

Publicado em:16/04/2015