#Destaques | 17/08/2022

Com a chamada “Juntos, no trabalho e na vida” foi lançada na noite da última segunda-feira (15) a Campanha de Sindicalização 2022. Após um período de dificuldades para o trabalho nas fábricas, tanto em razão da pandemia quanto por conta dos ataques ao movimento sindical, a proposta da campanha é fortalecer a entidade por meio da sindicalização, de modo a retomar o protagonismo da representação junto trabalhadores e trabalhadoras. O ato foi realizado no salão da festa da Sindicato e contou com a presença dos metalúrgicos e metalúrgicas, além de diversos parceiros que trabalham junto na elaboração dos diversos benefícios e garantias oferecidos à categoria.

A abertura foi realizada pelo presidente do Sindicato, Paulo Chitolina, que destacou o trabalho de construção da campanha, envolto na necessidade de um acolhimento dos trabalhadores para além do local de trabalho. “Juntos, no trabalho e na vida” é uma chamada que retoma o trabalho de base, a importância do sindicato estar em maior sintonia com o dia a dia dos trabalhadores e ter conhecimento sobre os muitos conflitos que se colocam na atual conjuntura, dentro e fora das fábricas. “Hoje nós representamos o trabalhador de carteira assinada, mas no mesmo espaço temos o terceirizado, o temporário e tantas outras modalidades de contratação que exigem a nossa ação. E essas transformações se estendem para a vida fora da fábrica. Condições de trabalho e de remuneração rebaixadas têm reflexos também na condição de vida deste trabalhador, ainda mais em um período de severa crise econômica e política”, enfatizou Chitolina.

Paulo Chitolina, presidente do Sindicato, apresenta a cartilha de convênios lançada para a campanha. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

Para auxiliar às ações de sindicalização, foram elaborados materiais exclusivos da campanha. O informativo A Vez e a Voz saiu em edição especial, trazendo todas as informações da iniciativa, que neste ano tem como proposta coletivizar o trabalho nas fábricas com os trabalhadores/as que já são sócios, a partir da modalidade “sócio sindicalizador”, garantindo a oportunidade de concorrer a prêmios por cada nova associação. Também foi idealizada uma cartilha completa de convênios e benefícios oferecidos aos associados. Esta será disponibilizada na sede do Sindicato.

A cartilha reflete a importância dos convênios e parcerias firmadas pelo Sindicato, porque nós sabemos que nem todas as empresas da base oferecem uma estrutura de benefícios aos trabalhadores. Então a cartilha vem para somar o que já é oferecido aqui na sede, que é o ambulatório médico e todo o atendimento que prestamos. Com essas clínicas, ambulatórios e instituições de ensino que toparam ofertar serviços com bons descontos aos associados, nós avançamos ainda mais no trabalho de auxílio à categoria”, destacou o vice-presidente Silvio Bica.

O vice presidente, Silvio Bica, reforçou a importância das parcerias firmadas pelo Sindicato. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

EQUILÍBRIO NAS CONTAS GARANTE BRINDE PARA TODOS

Uma tradição das campanhas de sindicalização é a entrega de um brinde aos trabalhadores e trabalhadoras que fortalecem o Sindicato por meio da sindicalização. Nos últimos anos, apesar da fragilização da luta sindical em todo o país, o Sindicato se empenhou em manter o equilíbrio nas finanças, conforme divulgado anualmente nos informativos de prestação de contas. Neste sentido, a campanha de 2022 tem garantida a entrega de um brinde a todos os associados, além dos novos trabalhadores que aderirem à associação no período. O “presente” é um kit, composto por um copo térmico, uma caixa de som a prova d’água e uma mochila em naylon.

A nossa categoria tem um índice de rotatividade grande, o que acaba afetando também o nosso quadro de sócios. Mas nós trabalhamos nos últimos tempos para manter o equilíbrio das contas e eu acompanho, pela Federação dos Metalúrgicos do Estado, vários sindicatos onde os companheiros não se prepararam tão bem para esse período e estão tendo dificuldades para mobilizar e atender a categoria”, destacou o tesoureiro do Sindicato, Flávio Souza.

Flavio Souza, enquanto tesoureiro do Sindicato, destacou o trabalho da entidade para manter o equilíbrio nas finanças. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

Durante o período de pandemia, o Sindicato manteve as atividades e inovou no formato de diálogo com a categoria. Pela necessidade de distanciamento, a direção investiu em encontros virtuais e assembleias no formato híbrido para garantir a participação de todos nas decisões. Do atendimento prestado na sede, não foram realizadas reduções ou encerramento de serviços. Pelo contrário, a entidade buscou incluir novos auxílios, como o cálculo do tempo para a aposentadoria, serviço que atende toda a comunidade.

PRÓXIMO PERÍODO SERÁ DECISIVO PARA A CLASSE TRABALHADORA

O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTMRS), Lírio Segalla, também participou do encontro. Em sua fala, enfatizou a importância do voto dos trabalhadores nas eleições deste ano. “A gente sabe que muitos trabalhadores falam que não gostam de política, ou que não querem o sindicato envolvido com política. Mas o que eu peço hoje é que vocês não abdiquem da política, porque ela é central em nossas vidas”.

Lírio Segalla, presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, abordou a importância dos trabalhadores nas eleições de outubro. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

Segundo Segalla, todo o retrocesso que avança sobre os trabalhadores desde 2016 foi motivado pela política. “Neste ano, nós temos que votar em quem tem projeto para os trabalhadores. É um compromisso que temos que assumir”.

Fonte: Rita Garrido / STIMMMEC

Publicado em:17/08/2022