Rita Garrido

#Destaques | 23/02/2024

Chileno, em 2023, durante reunião do Departamento dos Aposentados Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Com pesar, a direção do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita informa o falecimento do companheiro José Orlando Hernandez Ruiz, o Chileno, ocorrido na madrugada desta sexta-feira (23). Após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no último sábado (17), o metalúrgico aposentado de 74 anos foi internado no Hospital Nossa Senhora das Graças, mas não resistiu às complicações do derrame. Ele deixa a esposa, Nair Kempf Ruiz, filhos e netos.

Nascido em Calbuco, no Chile, o José Orlando era conhecido pelo apelido de Chileno entre os colegas de fábrica e da luta sindical. Trabalhou nos anos 80 em Triunfo, como encanador industrial, e nos anos 90 teve passagem pelas metalúrgicas de Canoas Liess e Coemsa até ingressar na Madef, onde atuou por quase 20 anos como caldeireiro.

Sócio do Sindicato há mais de 40 anos, José Orlando firmou compromisso com a classe trabalhadora desde o princípio da vida laboral, quando ainda nos anos 70 era sócio do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Chile. Junto aos metalúrgicos e metalúrgicas de Canoas, integrou as direções da entidade, como dirigente sindical de fábrica, e também da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul. Já aposentado, foi participante ativo desde a criação do Departamento dos Aposentados Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, em 2013.

O Chileno foi um amigo e companheiro de presença e dedicação. Já tinha uma história de compromisso com os trabalhadores e manteve isso junto ao Departamento dos Aposentados. É uma perda que nós vamos sentir muito”, afirmou José Oliveira, o Pardal do Departamento dos Aposentados.

O Sindicato perdeu hoje um companheiro que sempre se dedicou às lutas da categoria metalúrgica, que era solidário e atento às demandas dos trabalhadores no dia a dia da fábrica. Particularmente, perdi um grande amigo, que esteve ao meu lado nos anos de Madef e em muitas lutas pessoais também.”, lamentou Paulo Chitolina, presidente do Sindicato.

O velório tem início nesta sexta-feira, a partir das 18h, na Capela 5 do Cemitério São Vicente, em Canoas (Avenida Santos Ferreira, 3721). O sepultamento está marcado para amanhã, às 10h.

Publicado em:23/02/2024