Rita Garrido

#Notícias | 05/05/2024

No início da tarde deste domingo (05), uma comitiva do Governo Federal esteve na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita para visitar os canoenses instalados no Ginásio de Esportes da entidade. A primeira-dama, Janja da Silva, esteve no local e conversou com os desabrigados que desde sexta-feira (03), estão alojados na quadra. Cerca de 350 pessoas ocupam o local no momento.

Primeira-dama conversou com os desabrigados no Ginásio de Esportes do Sindicato. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

As chuvas que atingem o Estado desde o início da semana afetam mais de 150 mil pessoas na cidade de Canoas, onde diversos bairros tiveram que ser completamente evacuados em razão das inundações. Segundo divulgação da Prefeitura Municipal no sábado (04), estima-se que mais de 7500 pessoas já estejam nos 28 pontos de acolhimento no município.

Durante a visita, Janja agradeceu a solidariedade dos envolvidos nas ações de resgate e acolhimento dos desabrigados. “Nunca o lema do Governo fez tanto sentido. União e reconstrução. É disso que o Rio Grande do Sul está precisando, da união de todos os brasileiros pra gente reconstruir o Estado“.

Janja reforçou apoio urgente do Governo Federal para a reconstrução dos municípios atingidos pelas chuvas no Estado. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Em uma rápida reunião com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos, da Prefeitura e da Defesa Civil do município, foram discutidas as prioridades de doações, tanto para o atual momento que ainda exige resgates e abrigos, como para a reconstrução das casas e dos bairros na cidade.

Situação das Chuvas no Estado

Segundo a Defesa Civil do RS, já são contabilizadas 75 mortes e 103 pessoas desaparecidas. No total, 334 municípios foram afetados, com mais de 16.609 pessoas em abrigos e 88 mil desalojados.

Em entrevista à Rádio Gáucha, o presidente Luiz Inácio da Silva reforçou que a reconstrução das casas atingidas deve ocorrer em lugares nos quais não chegue alagamentos. “Não faltará recurso para o Rio Grande do Sul”, afirmou Lula, que também anunciou que o Governo Federal deverá atuar também na reconstrução das rodovias estaduais.

Publicado em:05/05/2024