Priscila Batista - Dirigente Sindical na Harman

#Destaques | 04/03/2024

A luta sindical metalúrgica é composta, em sua grande maioria, por homens. Apesar disso, sinto que nossa participação é fundamental para o desenvolvimento e conquistas da categoria. Em Nova Santa Rita, somos aproximadamente 25% de trabalhadoras dentro da indústria e em Canoas cerca de 18% (segundo dados de 2020), que movimentam a economia não só do município, mas também das nossas vidas e dos nossos lares.

Neste dia 8 de março, além de comemorar o Dia Internacional da Mulher, completo 24 anos na Harman, data que me orgulho, principalmente por 13 desses anos também serem de luta sindical, sempre buscando o melhor para mim e minhas companheiras. Nesta caminhada aprendi muitas coisas, participei de formações e congressos, atuo no Coletivo de Mulheres da CUT e nas lutas da Federação dos Metalúrgicos também. Infelizmente, ainda sou a única mulher na direção, realidade que espero que mude nos próximos anos.

A participação das mulheres dentro do Sindicato é fundamental, não só para a mudança da realidade metalúrgica, mas também porque aqui somos acolhidas, com assistência médica, jurídica, odontológica e todo o apoio que trabalhadores e trabalhadoras necessitam. Todos os benefícios são estendidos aos dependentes, o que é de extrema importância para as associadas. Por isso digo: toda mulher metalúrgica pode e deve tomar seu espaço dentro da luta e se sindicalizar!

Não posso deixar de aproveitar esse espaço e homenagear minha colega de empresa e companheira
de luta, Aida Calbo, sócia do Sindicato desde 1989, são 35 anos de história. São tantos anos como sócia que, para mim e nossos colegas, ela é um exemplo de dedicação profissional e de luta.

Publicado em:04/03/2024