#Destaques | 05/12/2014
A CUT, sindicatos filiados e outras centrais e movimentos sociais promoveram na tarde da quinta-feira, 4 de dezembro, em Porto Alegre, a Marcha pela Democracia e pela Reforma Política.
Cerca de dois mil manifestantes se concentraram na preça em frente à Prefeitura Municipal e se dirigiram em caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares, no Bairro Cidade Baixa, onde realizaram um ato público para defender a democracia dos ataques de grupos que pedem a intervenção militar e o ódio aos movimentos sociais e aos partidos de esquerda. Também reivindicaram o combate rigoroso a todos os casos de corrupção e a necessária reforma para moralizar a política brasileira.
Durante o ato de encerramento, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, ressaltou que a sociedade tem que estar atenta para movimentos que representam o retrocesso e um duro golpe na democracia. “São muitos os nossos desafios no enfrentamento do conservadorismo do Congresso Nacional, no combate à manipulação da mídia e principalmente na defesa da democracia”, declarou. O dirigente defendeu a realização de referendos e plebiscitos, pois acredita que a sociedade deve consultada sobre as mudanças e lembrou a experiência recente da votação popular pela Reforma Política, que defende o fim do financiamento empresarial de campanha. Por fim, o presidente da CUT-RS desafiou os sindicatos cutistas que estavam na atividade a criarem comitês em defesa da democracia e pela Reforma Política nas suas bases.
Representantes dos movimentos sociais e de partidos políticos que participaram da atividade também reivindicaram um projeto de desenvolvimento com mais empregos e justiça social.
Por: Geraldo Muzykant – Jornalista