Rita Garrido

#Notícias | 30/09/2024

A semana começou com mobilização na porta da Midea Carrier, em Canoas, onde uma grande assembleia do Sindicato abordou os descontos, a título de coparticipação, no plano de saúde dos trabalhadores/as. Após semanas de negociações com a metalúrgica, os dirigentes sindicais prestaram esclarecimentos sobre o que já foi encaminhado, e também reforçaram a insistência em abrir tratativas sobre reivindicações antigas da fábrica, como a concessão de vale-alimentação e a instituição de um plano de cargos e salários.

PLANO DE SAÚDE

Nas últimas semanas, trabalhadores trouxeram ao conhecimento do Sindicato o desconto de valores referentes à coparticipação em consultas no plano de saúde ofertado pela empresa. Esta prática não ocorria, e passou a ser realizada sem qualquer aviso ou negociação com os representantes dos trabalhadores.

Imediatamente, o Sindicato buscou esclarecimentos junto à Midea e a partir do diálogo, conquistou o reembolso dos valores descontados, que deve ocorre no mês de outubro. Na assembleia, os diretores esclareceram que não houve qualquer acordo do Sindicato com a metalúrgica validando os descontos.

Enquanto Sindicato, entendemos que a conversa vem antes de qualquer mudança. Existe um acordo, firmado há alguns anos com a aprovação dos trabalhadores e trabalhadoras, que versa sobre o programa de educação e demais benefícios, como o plano de saúde e o transporte. Nele não há previsão de desconto no plano de saúde”, afirmou o presidente do Sindicato, Paulo Chitolina.

PAUTAS TRANCADAS

Os descontos foram apenas o estopim da mobilização, que também foi motivada pela iniciativa da empresa em conceder férias, igualmente sem negociação com o Sindicato, a partir desta terça-feira, 1º de outubro. O ponto crítico, como ressaltado pelos diretores, recai sobre os trabalhadores que ficarão apenas 5 dias de férias.

O que justifica a empresa dar férias para os trabalhadores a partir de terça-feira, e não na segunda-feira? É uma atitude mesquinha querer contabilizar o sábado neste período, ao invés de dar o dia para o trabalhador”, destacou o vice-presidente Silvio Bica.

Na linha da intransigência nas negociações, também está a postura contrária da empresa em conceder vale-alimentação, pauta que insistentemente é levada à mesa pelo Sindicato.

Nós já tentamos discutir um vale-alimentação aqui na Midea, mas a empresa afirma que não quer quebrar a espinha do sindicato patronal, que nas campanhas salariais se nega a colocar na convenção coletiva este benefício para toda a categoria”, lembrou Cecílio Guterres, dirigente sindical na Midea Carrier.

Durante a assembleia, o diretor sindical listou diversas empresas da base que concedem o benefício, mesmo com a intransigência do Sindicato Patronal, comprovando que é possível avançar em negociações por fábrica, principalmente nas metalúrgicas de grande porte, com condições para instituir o vale-alimentação.

Guterres também destacou a luta do Sindicato pela instituição de um plano de cargos e salários na planta de Canoas.

Tem trabalhador aqui na empresa que há 3 anos, no mínimo, só recebe reajuste no salário a partir da campanha salarial do Sindicato. O último reajuste concedido pela empresa, como valorização dos profissionais, ocorreu em 2008, e ainda assim a Midea afirma ser uma das 100 melhores empresas para se trabalhar”.

RESULTADOS DA MOBILIZAÇÃO

Flavio de Souza, tesoureiro do Sindicato, destacou a importância dos trabalhadores buscarem o movimento sindical, seja na sede ou por meio dos dirigentes sindicais dentro da empresa, para relatarem os problemas e as insatisfações.

Os dirigentes aqui da Midea sempre vão na sede discutir e relatar as questões que vocês apresentam aqui, no dia a dia da fábrica. Por isso é importante que a gente fique alinhado e em contato constante”.

Para esta quinta-feira (03) está prevista uma reunião com a direção da empresa para dar continuidade às tratativas dos pontos que foram abordados na assembleia. A mobilização desta manhã contou com a participação de dirigentes sindicais do Sindipolo, do Sindiconstrupolo e do Sindilíquida.

Publicado em:30/09/2024