Escrito por

#Notícias | 19/01/2016

Dirigentes e outros militantes da CUT, CNM/CUT e sindicatos filiados vão debater temas relacionados ao mundo do trabalho

 

 

Os metalúrgicos da região estão se mobilizando e vão marcar presença destacada no Fórum Social Temático, que tem início nesta terça-feira e vai até o dia 23 de janeiro, em vários locais de Porto Alegre, especialmente no Parque da Redenção, no Largo Zumbi dos Palmares e no Parque Harmonia.

 

 

Sob o tema “Balanço, Desafios e Perspectivas na Luta por Outro Mundo Possível”, o Fórum Social Temático vai avaliar a caminhada de 15 anos do Fórum Social Mundial, realizado pela primeira vez na capital gaúcha em janeiro de 2001, e será preparatório para o próximo grande encontro anual do Fórum Social Mundial, que acontecerá de 9 a 14 de agosto, no Canadá.

 

 

IMPORTANTES DEBATES

 

 

Segundo o diretor de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Adriano Filippetto, os representantes dos sindicatos metalúrgicos da região vão participar principalmente das atividades que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) orienta como principais, entre as quais a oficina “A Industrialização e os Desafios para a Classe Trabalhadora no Brasil e na América Latina” promovida pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), na sexta-feira, dia 22, às 10h45min, na Redenção (tenda ao lado do chafariz), que terá como palestrantes Valter Sanches, secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, secretário Geral da CNM/CUT, e Hélio da Costa, do Observatório Social.

 

 

O dirigente sindical cita também o debate “Enfrentamento às Desigualdades nas Cidades” como um dos principais do FST. A atividade será realizada ao ar livre na sexta-feira, 22, às 18h30min, próximo ao Monumento dos Expedicionários, no Parque da Redenção, e terá como painelistas o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o sociólogo português Boaventura de Souza Santos e o antropólogo e ex-secretário de Planejamento da capital colombiana, Bogotá, Gerardo Ardila. Por fim, Filippetto lembra de outra grande atividade paralela ao Fórum Social Temático: o Fórum Social da Educação Popular, que será realizado entre os dias 17 e 23 de janeiro, na UFRGS, e vai reunir autoridades do mundo inteiro para debater este Fórum como oportunidade para desafiar o contexto atual de crise econômica, política e social em que se encontra o mundo a partir da prática da Educação Popular.

 

 

ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE

 

 

Filippetto – que participa da organização do coletivo de Juventude da CUT, a ser lançado na terça-feira, 19 de janeiro, às 13h30min, na sede da entidade – ressalta também a participação dos metalúrgicos no tradicional Acampamento da Juventude, que teve início na sexta-feira, dia 15, no Parque Harmonia, e se encerra na próxima segunda-feira, 25 de janeiro. “Junto com a secretária de Juventude da CUT, Letícia Raddatz, eu e outros companheiros e companheiras estamos participando há cerca de quatro meses das reuniões preparatórias do Fórum Social Temático, especialmente na organização do Acampamento da Juventude. Acreditamos que, no mínimo, cerca de 2.500 jovens do Brasil inteiro vão participar deste importante espaço de convivência, cultura e debates”, disse.

 

 

INSCRIÇÕES E MARCHA DE ABERTURA

 

 

A marcha de abertura do Fórum ocorrerá nesta terça-feira, a partir das 15h, com concentração no Largo Glenio Peres. Segundo a expectativa dos organizadores, cerca de 10 mil pessoas devem participar da caminhada. Uma tenda com a memória viva dos 15 anos do Fórum Social Mundial será instalada na entrada do Auditório Araújo Viana, com um acervo de imagens, vídeos e materiais diversos relacionados às diversas edições do FSM realizadas pelo mundo. Além dos debates, o FST terá uma programação especial de atividades artísticas, que terão como palcos principais o Auditório Araújo Viana e o Largo Zumbi dos Palmares.

 

 

As inscrições para participar das atividades do FSM Porto Alegre podem ser feitas no Auditório Danta Barone da Assembleia Legislativa do RS (Praça Mal. Deodoro, 101 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90010-300), nos seguintes dias e horários: dias 19 e 20 (das 9h às 18h); dias 21, 22 e 23 (das 13h às 18h);

OFICINAS DO MOVIMENTO SINDICAL

 

 

A CUT e sindicatos filiados promoverão e participarão de importantes oficinas durante o Fórum Social Temático (FST).Confira a programação completa aqui.

 

 

Fonte: STIMMMEC

 

Fontes:

Publicado em:19/01/2016

Voltar

Notícias Relacionadas