Rafaela Amaral

#Notícias | 28/08/2023

O Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, Paulo Chitolina, dirigentes da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) e de sindicatos filiados participaram do debate “Pronaf Mais Alimentos: Perspectivas e Desafios”, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), na manhã desta segunda-feira (28). A atividade ocorreu no Auditório Casa de Máquinas do SIMERS, na 46ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Representantes de diferentes áreas de atuação, como empresas e sindicatos, participaram da discussão, que, além de apresentar as novas opções de crédito, busca encontrar soluções mais acessíveis de equipamentos agrícolas, visando atender da melhor forma agricultores de pequeno porte.

O secretário de Finanças da FTM-RS, Milton Viário, afirmou que há um portfólio de máquinas para comprar, mas ainda assim, é provável que exista demanda dos camponeses e pequenos agricultores que não encontram máquinas apropriadas para executar seus trabalhos. “Precisamos pensar na adaptação de máquinas que já existem e na criação de novas, com o foco de ampliar a produção de alimentos”, acredita ele.

Secretário de Finanças da FTM-RS, Milton Viário

Durante a reunião, foi deliberada a construção de um grupo de trabalho estadual com  representantes do Ministério no RS, das empresas de máquinas e implementos agrícolas; das entidades sindicais que representam os trabalhadores e de pequenos agricultores e camponeses.

“A FTM-RS vai acompanhar o andamento do grupo nacional e participar do GT no estado, que visa pesquisar junto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a viabilização das máquinas para os camponeses e pequenos agricultores”, disse.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, dirigentes dos sindicatos de Cachoeirinha, Santa Rosa, Horizontina e Passo Fundo participaram da agenda. Representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RS (Fetraf-RS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (FETAG), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) também estavam presentes.

Pronaf – O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O Pronaf Mais Alimentos visa o financiamento para agricultores e produtores rurais familiares para investimento em sua estrutura de produção e de serviços.

Fonte: STIMMMEC (Com informações da FTM-RS)

Publicado em:28/08/2023