https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG_0378-2-scaled.jpg
Escrito por

Rafaela Amaral

#Destaques | 10/07/2025

Trabalhadores/as da Maxiforja abrem luta pelo Vale-Alimentação e pedem o fim da 6×1

Durante a assembleia final da Campanha Salarial 2025 os trabalhadores/as aprovaram a busca pelo benefício por empresa: a luta continua!

A luta pelo vale-alimentação já é uma pauta antiga da categoria, reivindicação que permanece há, pelo menos, dois anos. E, neste ano, segue viva graças à decisão coletiva dos trabalhadores/as que, em assembleia geral, aprovaram que a reivindicação continuasse sendo feita empresa por empresa. A assembleia em frente à Maxiforja foi a primeira ação para abrir esse novo momento de mobilização.

Na manhã desta quinta-feira (10), diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita estiveram em frente à empresa para uma assembleia com os trabalhadores e trabalhadoras. Durante a mobilização, foi reforçada a importância da organização para garantir o vale-alimentação e também foram discutidas questões específicas da empresa, como o PLR e os processos de insalubridade.

A Maxiforja é uma das únicas empresas de Canoas que mantém a jornada 6×1. Um modelo exaustivo, que compromete a saúde e a vida fora do trabalho. A luta pelo fim dessa escala injusta tem ganhado apoio de companheiros em todo o país.

Trabalhadores e trabalhadoras participam de assembleia em frente à empresa

Nas últimas semanas, trabalhadores/as da Scania e da Mercedes-Benz, empresas que recebem peças da Maxiforja, assim como representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, manifestaram solidariedade à mobilização em Canoas. A união entre trabalhadores/as de diferentes regiões e setores fortalece a luta contra a precarização e por condições mais dignas de trabalho.

Plebiscito Popular 2025: participe!

A mobilização local se conecta diretamente com uma causa nacional: o Plebiscito Popular 2025, realizado com o intuito de ouvir o povo brasileiro sobre os rumos que o país deve seguir.

A população está sendo consultada e pode apoiar dois temas: Fim da escala 6×1 com redução da jornada de trabalho sem redução de direitos – porque o trabalhador precisa de descanso, lazer e qualidade de vida; e Taxação dos super-ricos para isentar quem ganha até 5 mil do Imposto de Renda – porque justiça tributária é essencial para combater as desigualdades no Brasil.

A partir da próxima quarta-feira (16), uma urna para coleta dos votos do Plebiscito estará disponível no Sindicato, para quem quiser vir até a Instituição e participar desta grande consulta nacional.

Saiba mais sobre em https://plebiscitopopular.org.br/ 

Fontes:

Publicado em: 10/07/2025

Voltar