Rafaela Amaral

#Destaques | 16/11/2023

A solenidade, que antecedeu a sessão da Câmara de Vereadores de Canoas na última terça-feira (14), teve como objetivo reconhecer o importante papel que Central Única dos Trabalhadores (CUT) possui na sociedade e celebrar suas quatro décadas de existência.

Vereadora Maria Eunice faz abertura do Grande Expediente

A inciativa foi da vereadora do município Maria Eunice, que possui uma longa trajetória na base metalúrgica, inclusive como dirigente sindical. Eunice, parabenizou a entidade e reforçou sua importância para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. “A CUT completa neste ano 40 anos de existência e em Canoas ela teve um papel predominante de mudança na vida dos trabalhadores. Foi a partir dos metalúrgicos de Canoas, dos bancários de Porto Alegre e dos metalúrgicos de Novo Hamburgo que surgiu o embrião inicial da constituição da CUT no Rio Grande do Sul”.

Ao longo do ano uma série de comemorações marcaram o aniversário da Central e neste momento o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, também esteve presente, ao lado do presidente do STIMMMEC Paulo Chitolina, e agradeceu o reconhecimento da cidade à Instituição. “A experiência sindical que a CUT representa ela é a expressão dessa combinação de rua, de luta, mas também de propostas, negociações e soluções. Ao mesmo tempo que critica, oferece buscar saídas e soluções para os problemas encontrados”, reforçou.

O presidente do Sindicato, Paulo Chitolina, o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci e a Vereadora Maria Eunice com homenagem da Câmara à CUT

A CUT é a maior central sindical do Brasil, a quinta maior do mundo e a maior da Amarica Latina, com 3,9 mil sindicatos e 7,9 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em sua base. A trajetória da CUT nessas quatro décadas fez com a Central se tornasse uma importante ferramenta para as lutas sindicais, com uma atuação fundamental na disputa pela hegemonia da classe trabalhadora e nas transformações ocorridas no cenário político, econômico e social ao longo da história brasileira, latino-americana e mundial.

O presidente da Câmara, Cristiano Ferreira Moraes, parabenizou a postura e parceria dos vereadores e pela solidariedade entre eles, já que o requerimento do evento foi solicitado pelo vereador Jozir Bernardes Prestes (Pateta) e cedido à Vereadora Maria Eunice. Estiveram presentes no evento diretores sindicais metalúrgicos, parlamentares e representantes da sociedade civil.

Parlamentares e diretores sindicais que estiveram no Grande Expediente

Quatro décadas de luta

Em 1983, em São Bernardo do Campo (SP), a Central Única dos Trabalhadores surgia, em plena ditadura militar, com a ousadia de levantar a bandeira da liberdade e autonomia sindical e de organizar a classe trabalhadora. Desde o respeito e a garantia dos direitos no local de trabalho, onde quem gera a riqueza deve ter voz, até a forma de filiação e sustentação sindical.

Passadas quatro décadas, a defesa da democracia e a unidade de trabalhadores e trabalhadoras contra a superexploração do trabalho e por condições dignas seguem como pauta. Não porque a luta da CUT foi em vão, mas porque essas pautas dependem de uma batalha que nunca acaba e o papel da Central foi fundamental para garantir avanços nesses aspectos ao longo desses anos.

*Com informações da CUT Nacional

Publicado em:16/11/2023