https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG_0374-3-scaled.jpg
Escrito por

Rita Garrido

#Notícias | 08/12/2025

EVENTO COM SENADOR PAIM ENCERRA ATIVIDADES DOS APOSENTADOS EM 2025

O Departamento dos Aposentados Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita realizou no dia 27 de novembro a atividade de encerramento dos trabalhos em 2025. Além da participação dos veteranos e veteranas da base, o encontro contou com a presença do Senador Paulo Paim, que em tom de despedida, confraternizou com o grupo e comunicou a decisão de não concorrer nas eleições de 2026.

Parlamentar desde 1986, quando se elegeu pela primeira vez deputado federal constituinte, Paim colocou nos ombros a responsabilidade de agir em prol de um dos grupos mais carentes de políticas públicas até então no país. A partir do levantamento de inúmeras sugestões de entidades da sociedade civil, ele apresentou, em 1997, o que viria a ser a Lei 10.741/2003, mais conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa.

Emocionado, o ex-metalúrgico lembrou do início da vida política, quando foi presidente do Sindicato. “Veja como é o destino. Foi aqui que tudo começou. Quando me convidaram para estar aqui hoje, eu lembrei que há 40 anos, vocês me disseram ‘segue teu destino e vai ser deputado federal constuinte’. E nós construímos esse caminho juntos. Aqui, onde tudo começou, pode também terminar“.

Na ativa desde 2013, o Departamento renovou sua composição para a gestão dos próximos 4 anos. O grupo, que realiza encontros todas as quintas-feiras, agora conta com novos integrantes e planeja intensificar o trabalho e as atividades junto aos veteranos/as da categoria.

Atualmente, os aposentados e aposentadas da base representam cerca de 20% do quadro associativo,o que mostra a importância de um espaço com autonomia para organizar ações, debates e lutas por direitos e maior qualidade de vida.

Fonte: STIMMMEC

Fontes:

Publicado em: 08/12/2025

Voltar