#Notícias | 11/03/2015

Para comemorar o mês das mulheres, o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita sedia, no próximo dia 14, sábado, realiza o encontro das mulheres metalúrgicas da região. Promovido pelo coletivo de mulheres dirigentes da entidade, o evento, que ocorre das 8h30min às 12h, pretende abordar temas como a saúde e os direitos previdenciários das mulheres metalúrgicas nos dias de hoje.

O objetivo, segundo as coordenadoras, além de formar e conscientizar sobre a realidade, é integrar e fortalecer a luta das companheiras contra o machismo, a discriminação, o preconceito e os assédios moral e sexual enfrentados por elas no trabalho, na rua e em suas próprias casas.

Convidados
Entre os convidados destaca-se o Dr. Rogério Dornelles, médico do trabalho e coordenador do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador. O encontro – que terá entrada gratuita – também esclarecerá dúvidas a respeito dos direitos e da aposentadoria das mulheres metalúrgicas. Todas as interessadas devem confirmar presença pelo fone gratuito 0800.6024955.

Mulheres metalúrgicas avançam rumo à igualdade

Felizmente, as mulheres em geral caminham para conquistar a igualdade de direitos e benefícios. Na categoria metalúrgica não é diferente. Além de conquistar igualdade em cargos e salários em muitas fábricas e organizar coletivos nos sindicatos e outras instituições sindicais para organizar suas lutas, as companheiras conquistaram, por exemplo, em 2012, a paridade de representação nos congressos e outros encontros nacionais da categoria.

É isso que vai se tentar garantir no 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos, em abril. Na ocasião, antes da realização do congresso, as companheiras metalúrgicas vão realizar a tradicional plenária nacional das mulheres pra discutir outros avanços. À luta, companheiras!

Publicado em:11/03/2015