#Notícias | 16/03/2015

O encontro das mulheres metalúrgicas, que ocorreu no último sábado, 14, abordou os direitos previdenciário e a saúde das mulheres. O evento, que teve início às 8h30min, foi realizado no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita e fez parte do calendário de atividades do mês da Mulher em Canoas, reunindo cerca de 60 companheiras.
DSC_0763

Presidente do STIMMMEC, Paulo Chitolina, saudou as companheiras presentes no encontro / Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

As convidadas foram recepcionadas com um Coffee Break, que antecedeu o início das palestras. Abrindo a conversa, o Presidente Paulo Chitolina saudou as presentes e abordou brevemente as dificuldades de organizar núcleos de mulheres para debater políticas, direitos e assuntos relacionados à categoria. O encontro seguiu com uma dinâmica entre as presentes, onde a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Canoas, Maria Eunice Wolf, passou uma breve mensagem sobre a forma como as mulheres se enxergam, a partir da apresentação de cada uma e como elas se definiam, em uma palavra, com a inicial do próprio nome.

Maria Eunice Wolf abriu a manhã com uma dinâmica / Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Em seguida, a Secretária Especial de Políticas para as Mulheres de Canoas, Márcia Falcão, abordou a valorização das mulheres nos dias de hoje. Em sua fala, Falcão questionou junto com as trabalhadoras presentes quais os momentos em que elas se permitem largar as tarefas diárias com a casa e a família para cuidar do próprio bem estar. A secretária ainda enfatizando que os avanços nas conquistas da pauta das mulheres só tende a fortalecer a relação entre elas e o universo masculino: “O avanço das mulheres não é motivo para diminuir os homens, muito pelo contrários, é um caminho para avançar na igualdade”.

Márcia Falcão abordou a valorização das mulheres no dia a dia / Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Falando sobre a saúde da mulher, o médico do trabalho, Dr. Rogério Dornelles, abriu sua fala abordando a conscientização das escolhas e dos direitos durante o decorrer dos anos. Questionado sobre os maiores motivos de procura pela medicina do trabalho, Dornelles afirmou que muitos trabalhadores procuram os consultórios por sentirem dores, decorrentes dos esforços nas fábricas, e pela depressão. Na realidade das mulheres, o doutor falou sobre os mitos que cercam a saúde feminina, como o fato de supostamente elas adoecerem mais do que os homens: “Existe uma série de fatores que intensifica o cansaço e, consequentemente, o adoecimento das mulheres, tais como o período menstrual ou uma gravidez com má alimentação”.

Médico do trabalho, Dr. Rogério Dornelles tratou de temas relacionados à saúde das mulheres / Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Para falar sobre os direitos previdenciários das mulheres, a Dra. Cristina Werner D’ávila abordou e esclareceu dúvidas sobre os tipos de aposentadoria recorrentes na área metalúrgica, como a Aposentadoria Especial, recomendada para trabalhadores com 25 anos de atividade expostos à agentes nocívos; a Aposentadoria por idade, onde uma das exigências é a idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens; e a Aposentadoria por Tempo de Contribuição, onde a requisição pode ser feita com o mínimo de 30 anos de contribuição à Previdência. D’ávila também esclareceu dúvidas a respeito do Fator Previdenciário dentro dos campos apresentados.

Advogado Cristina Werner D’ávila esclareceu dúvidas sobre os direitos previdenciários / Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Após as palestras, a consultora Andréia, da Mary Kay, falou brevemente sobre os cuidados que as mulheres podem ter em relação à estética, seguindo com sorteios de maquiagens e limpezas de pele entre as presentes.
O encontro foi finalizado com um almoço oferecido pela entidade e pelas integrantes do Núcleo das Mulheres Metalúrgicas de Canoas e Nova Santa Rita, composto pelas dirigentes sindicais Marcia Soares, Priscila Batista e Marisa Flores.

Publicado em:16/03/2015