Rita Garrido

#Destaques | 01/07/2024

Reunião ocorreu em Porto Alegre na última sexta-feira (28)

A retomada do trabalho nas regiões que foram atingidas pelas enchentes de maio tem sido um tema em constante discussão pelos sindicatos. A garantia de empregos aos trabalhadores e trabalhadoras depende da reorganização das empresas, principalmente as que foram diretamente impactadas pelas chuvas.

Nesta linha, os presidentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e NSRita e dos Metalúrgicos de São Leopoldo, Paulo Chitolina e Valmir Lodi respectivamente, abriram diálogo com o Ministério Extraordinário da Reconstrução do Rio Grande do Sul. Em um encontro, realizado na tarde de sexta-feira (28), os líderes sindicais discutiram as preocupações para o setor da indústria e apresentaram propostas para ampliação de recursos para o setor.

Encontro com integrantes do Ministério Extraordinário da Reconstrução ocorreu em Porto Alegre. Foto: Divulgação.

Marco Maia, ex-deputado federal e agora responsável pela relação da pasta com as bancadas estaduais e federais, e Ronaldo Zulke, também ex-deputado federal e responsável pela relação com o setor empresarial, receberam os sindicalistas.

Indústria na Região Metropolitana

Em Canoas, temos um levantamento que aponta que 70% das empresas que foram atingidas, são de pequeno e médio porte. Muitas não se enqudram no PRONAMPE e outras estão com retrições no CNPJ, o que inviabiliza qualquer solicitação de empréstimo para a retomada dos trabalhos“, apontou Chitolina.

Valmir Lodi destacou que o STIMMMESL está debatendo a situação da categoria com o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi. “O nosso Sindicato participa da Câmara Temática da Indústria e defendemos um setor forte, de qualidade e que valorize os trabalhadores, com criação de vagas e bons salários”, declarou.

A Portaria 991, de 19 de junho de 2024, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que estabelece os critérios para o pagamento de apoio financeiro destinado a empregadores e trabalhadores, devido as consequências sociais e econômicas da calamidade pública e climática no Rio Grande do Sul, também foi tratada na reunião.

Fonte: STIMMMEC (com informações de STIMMMESL)

Publicado em:01/07/2024