Rafaela Amaral

#Notícias | 17/06/2024

Desde o dia 02 de maio o Sindicato está com suas portas abertas, acolhendo as famílias afetadas pelas enchentes que assolam o Estado. O Ginásio de Esportes da entidade foi disponibilizado para a Prefeitura Municipal, onde se instalou o primeiro abrigo institucional da cidade, recebendo já na madrugada do mesmo dia mais de 150 pessoas. Ao longo do último mês, o espaço chegou a abrigar mais de 300 canoenses ao mesmo tempo.

Primeiros atingidos chegaram ao Ginásio do sindicato ainda na madrugada do dia 02 de maio. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

Segundo o presidente da Instituição, Paulo Chitolina, a entidade tem cumprido nesse cenário o seu papel social com o município. “É nosso dever abrir as portas para abrigar os desalojados. A luta sindical é feita dentro e fora das fábricas, em tudo o que impacta a vida dos trabalhadores e trabalhadoras”.

Nos primeiros dias de funcionamento do abrigo, o Sindicato enfrentou problemas com a falta de luz e água. “Foi preciso um esforço imenso para organizar o local às escuras e também conseguir água para fazer as refeições”, afirmou o presidente. A falta do abastecimento se alongou por mais de 20 dias, período em que as caixas d’água foram abastecidas com caminhões pipa disponibilizados para a entidade.

ATENÇÃO E CUIDADO COM OS DESABRIGADOS

Desde o primeiro dia de acolhimento, o restaurante do Faustão, localizado na sede do Sindicato, fechou suas portas e começou a atender as famílias que chegavam ao Ginásio. Todos os dias eram preparadas, com o apoio de doações e do Sindicato, cerca de 850 refeições, entre café da manhã, almoço, café da tarde e janta. “Acredito que fomos um dos únicos abrigos que conseguiu manter um refeitório no local, o pessoal que está aqui recebe comida feita na hora todos os dias”, comenta a cozinheira e sócia do restaurante, Fabiane Scherer.

Todos os que atuam no Sindicato estão cumprindo o lema que a instituição criou na campanha de sindicalização de 2022: NO TRABALHO E NA VIDA, uma forma de reforçar a amplitude do dever sindical para os trabalhadores e trabalhadoras.

Espaço do Ginásio foi tomado por doações. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

DURA REALIDADE EM CANOAS, A CIDADE MAIS AFETADA DA REGIÃO METROPOLITANA

Com dois terços da cidade devastados, o município de Canoas chegou a contabilizar mais de 21 mil pessoas alocadas em abrigos e 90 mil em casas de amigos ou parentes. Isso corresponde a quase 27% das mais de 79 mil pessoas que estiveram ou estão em abrigos em todo o Estado,de acordo com dados da Defesa Civil divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. Canoas concentrou o maior número de desabrigados entre as 94 cidades.

DISTRIBUIÇÃO DE DOAÇÕES DE ROUPAS PARA A COMUNIDADE

As doações de roupas e calçados que chegam até a sede do Sindicato estão disponíveis para os metalúrgicos/as atingidos pelas enchentes. A retirada das doações, em uma espécie de “lojinha” montada no Salão de Festas, pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, (Rua Caramuru, 330 – Centro/Canoas).

Na sede do Sindicato, roupas estão à disposição do público. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

AJUDE OS METALÚRGICOS/AS COM DOAÇÕES DE CESTAS BÁSICAS

Com a atenção voltada aos trabalhadores/as da base que perderam tudo ou que trabalham em empresas que foram atingidas, os diretores sindicais estão agora focados em arrecadar cestas básicas e materiais de limpeza para realizar doações aos companheiros/as.

Quer ajudar? Cestas básicas e materiais de limpeza podem ser encaminhadas para a sede do Sindicato (Rua Caramuru, 330 – Centro/Canoas). Já se você quer realizar doações em dinheiro, o Pix é o CNPJ da entidade (90811803000119). Mais informações no DDG 0800 000 0212.

Publicado em:17/06/2024