Rita Garrido / STIMMMEC

#Notícias | 11/05/2024

O Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita não mede esforços para auxiliar e acolher os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Além do abrigo no Ginásio de Esportes, cedido à Prefeitura Municipal desde o dia 02 de maio para acolher centenas de pessoas no centro de Canoas, a entidade abriu as portas da Colônia de Férias, em Mariluz, que abriga metalúrgicos/as (associados e não associados) e seus familiares desde o início desta semana.

Na manhã de ontem (10), diretores do Sindicato foram ao local verificar a organização e a necessidade de doações. Ao todo, cerca de 150 pessoas que tiveram suas casas invadidas pelas águas em Canoas foram acolhidas e estão recebendo alimentos, roupas e cobertores. Com a chegada do frio, os acolhidos necessitam com maior prioridade de roupas de inverno (feminina, masculina e infantil). O espaço está com a estrutura de água e luz funcionando normalmente.

Parceria garante alimentação dos abrigados

Assim que os primeiros desabrigados chegaram, os zeladores firmaram uma parceria com a lanchonete que fica em frente à Colônia, o Berro Lanches. Por lá, são feitas as marmitas servidas no almoço e na janta, a partir das doações que chegam na CF.

No litoral, a mobilização dos moradores, de entidades e associações tem garantido doações. A ajuda também chega de entidades da Capital e Região Metropolitana, como é o caso do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindiBancários POA), que enviou alimentos (perecíveis e não perecíveis) ao local.

Solidariedade entre metalúrgicos

Flávio de Souza, tesoureiro da entidade, reforçou com as famílias que estão na Colônia de Férias que durante o período de calamidade, o Sindicato não irá cobrar a diária das estadias. “Nós sabemos que quem está aqui, está com a sua casa embaixo d’água e teve que sair às pressas ou resgatado. Muitos chegaram só com a roupa do corpo, outros sem qualquer documento. Então o que estamos fazendo aqui é colocar em prática a solidariedade entre metalúrgicos e metalúrgicas“.

Leandro Freitas, dirigentes sindical da Maxiforja, destacou que a contrapartida do abrigo é a organização dos acolhidos para o trabalho de limpeza e manutenção do espaço. “Precisamos que vocês mantenham os apartamentos e os espaços coletivos limpos. Os zeladores estão aqui para ajudar, mas é preciso um esforço coletivo de todos e todas para manter limpa e organizada a nossa Colônia de Férias“.

Fake News gera denúncias

Durante a semana, a Brigada Militar esteve no local para averiguar duas denúncias geradas a partir de notícias falsas que circulam em redes e grupos de whatsapp. A primeira dizia que muitas pessoas estavam passando frio e fome na Colônia de Férias. A segunda, informava que 40 crianças estavam abrigadas no local sem os pais.

Ambos os casos denunciados foram investigados in loco pela Brigada Militar e desmentidos. A corporação tem realizado visitas constantes aos locais de acolhimento no litoral, com o objetivo de verificar listagens de abrigados e também levantar as necessidades de doações.

Durante a visita dos diretores do Sindicato, a BM esteve no local e novamente se certificou da organização.

Como ajudar?

As doações para a Colônia de Férias podem ser envidas diretamente à sede da entidade, localizada na Avenida Paraguassu, 6541 – Nordeste – Imbé/RS. Além de roupas, agasalhos, produtos de higiene pessoal (shampoo, condicionador, sabonete, absorventes e fraldas) e limpeza, o espaço também está recebendo alimentos (perecíveis e não perecíveis) para fazer as refeições em parceria com o Berro Lanches.

A zeladoria da CF está à disposição para receber as doações e também esclarecer dúvidas a partir do número (51) 98445.4017 (whatsapp).

Publicado em:11/05/2024