#Destaques | 03/05/2024

Diante do agravamento da situação das chuvas em Canoas e em toda a Região Metropolitana, o Sindicato dos Metalúrgicos enviou comunicado ao SIMECAN – Sindicato Patronal – orientando pela liberação imediata dos trabalhadores/as, sem prejuízos aos salários. No texto, a entidade também solicitou a abono dos dias para os casos em que o metalúrgico ou a metalúrgica não consiga comparecer ao trabalho, em razão do impacto das chuvas nas localidades em que vivem.

Realidade na base

Nesta sexta-feira (03), diversas empresas da base de Canoas e Nova Santa Rita encerraram mais cedo as jornadas de trabalho e/ou não deram início às mesmas, possibilitando que os trabalhadores/as pudessem se organizaram em meio aos avisos de evacuação dos bairros.

No entanto, há relatos de metalúrgicas que permaneceram com o expediente. Neste sentido, o Sindicato manifestou preocupação, principalmente em razão do deslocamento tardio dos trabalhadores/as.

Confira a íntegra do comunicado enviado ao SIMECAN.

Prezados,

O Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, na qualidade de representante dos trabalhadores e trabalhadoras está atento à tragédia que assola o Estado, em especial Canoas e Região. Em razão disso, roga às empresas que ainda não o fizeram, que liberem seus empregados, sem prejuízo do salário, para que possam retornar às suas residências em segurança e o mais breve possível, ainda na tarde dessa sexta-feira, dia 03/05.

Também reforça a necessidade de que sejam abonados os dias daqueles e daquelas que, em razão dos alagamentos nas localidades em que residem, não conseguirem comparecer no local de trabalho nos próximos dias.

Certo de que haverá compreensão das partes.

Atenciosamente,
Paulo Chitolina

Sindicato solidário

No início desta sexta-feira (03), o Sindicato começou a receber as famílias que foram orientadas a evacuar os bairros alagados em Canoas. A entidade colocou o Ginásio de Esportes à disposição do Poder Público do Município na tarde de ontem (02) e na madrugada cerca de 150 pessoas, adultos e crianças, se dirigiram ao local. Com o aviso de evacuação do bairro Mathias Velho, a entidade se prepara para receber mais desalojados nas próximas horas.

No mesmo local – Rua Caramuru, 330 / Centro de Canoas – estão sendo coletadas as doações para as famílias atingidas. Segundo a Prefeitura Municipal, estão sendo recebidos: roupas em geral (adultos e crianças); colchões; toalhas de banho; roupas de cama, travesseiros e cobertores; água; brinquedos e materiais escolares para crianças; produtos de higiene (shampoo, condicionador, sabonete); fraldas para adultos e bebês; absorventes.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social de Canoas, também estão sendo aceitas cadeiras higiênicas para banho, pois há cadeirantes no local. Também, é solicitada urgência nas doações de roupas para crianças e recém nascidos, além de fraldas para adultos.

Atendimento médico no local

Também na sede do Sindicato, a Fundação Municipal de Saúde (FMSC) está realizando atendimento médico, principalmente para as pessoas que necessitam de receitas e medicamentos controlados.

Publicado em:03/05/2024