#Destaques | 30/09/2022

É inegável que os últimos anos foram difíceis para a classe trabalhadora do Brasil. Logo após as eleições presidenciais de 2014, uma grave crise política e econômica tomou conta do país, momento em que projetos políticos, de autoria e de interesse dos empresários, começaram a avançar e transformar o campo do trabalho. É preciso recorrer à memória para não esquecer a longa lista de mudanças que foram aprovadas e que, em comum, buscaram “solucionar” o problema da crise a partir da precarização do trabalho e da vida dos trabalhadores.

– Lei 13.429/2016 (Terceirização); Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista); Lei 13.874/2019 (Lei da Liberdade Econômica); Emenda Constitucional nº 103/2019 (Reforma da Previdência); e as Medidas Provisórias 905/2019 (Carteira de Trabalho Verde e Amarela) 927 e 936/2020 (Programa Emergencial que permitiu redução de jornada e salário, além de flexibilizar direitos como férias e FGTS).

Não é preciso decorar a lista, tampouco conhecer cada lei ou medida para saber quais foram os impactos causados: redução na qualidade dos empregos e dos salários, com crescente rotatividade nas empresas; mudança nas formas de contratação, que cada vez mais se fazem sem direitos; imposição da flexibilização dos contratos de trabalho para manter empregos; e mais recentemente, o rebaixamento drástico da renda, em contraste com o aumento dos preços e do custo de vida dos brasileiros.

O Sindicato, enquanto entidade de representação da categoria, resistiu das mais variadas formas, mas principalmente, buscando fortalecer as negociações coletivas que abrangem todos os trabalhadores e trabalhadoras, independente de serem ou não sindicalizados. No entanto, a mudança desta realidade requer um passo maior e de participação mais ativa!

Neste domingo, dia 02 de outubro, o voto consciente será decisivo para mudar a realidade da classe trabalhadora. É chegado o momento de escolher entre a permanência de um projeto de retrocessos e precarização ou um que represente a retomada de condições dignas para o trabalho e a vida dos brasileiros. A construção de um cenário político favorável aos trabalhadores é também a garantia de melhores condições para a luta sindical e o avanço de conquistas específicas para a categoria.

Vote consciente. Pesquise e escolha quem está, e sempre esteve, atuando em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras.

Bom voto!

Publicado em:30/09/2022