Escrito por

#Notícias | 22/05/2015

Confira abaixo o editorial publicado na edição nº305 do jornal A Vez e a Voz do Peão

 

A conjuntura econômica do país vem demonstrando uma retração importante, causada pela soma de vários fatores. Entre eles, a crise mundial, o crescimento baixo do PIB brasileiro, a inflação que ultrapassa o teto da meta, os juros altos e o câmbio disparando. Também contam as incertezas geradas a partir dos escândalos de corrupção, o pessimismo dos investidores e a consequente queda nos investimentos, causada sobretudo pela forte restrição dos bancos à concessão de crédito, bancos estes que, no ano passado, tiveram lucros extraordinários (os cinco maiores, lucraram R$ 60, 3 bilhões, uma evolução de 14,4% em 12 meses, segundo o Dieese).

 

Embora o quadro mostre um 2015 difícil, o governo federal está fazendo ajustes para destravar a economia, gerar empregos e investimentos para as empresas. Por isso, há indícios de que o 2º semestre de 2015 tende a ser um pouco melhor, fazendo com que a maioria das empresas metalúrgicas possam ter resultados satisfatórios, assim como aconteceu em 2014.

 

Isso e mais o fato de que não são os trabalhadores e trabalhadoras os responsáveis pelo eventual insucesso de algumas empresas e pela crise gerada pelo capitalismo brasileiro, crise esta que tem como principais artífices os empresários, os banqueiros e os governantes, a categoria metalúrgica entende que há espaço para a luta, para negociação e para a busca de conquistas salariais e de benefícios.

 

Neste caso, as mobilizações da campanha salarial iniciada em abril passado serão realizadas normalmente e serão fundamentais para a conquista de uma boa convenção coletiva, com reajuste de salários e avanços ou manutenção de direitos.

 

A direção do sindicato é de luta, mas precisa do apoio, da união e da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras. A culpa da crise não é nossa e, portanto, não temos de ter receio de arregaçar as mangas e ir para a luta pra conquistar o que é nosso.

 

Fonte: STIMMMEC

Fontes:

Publicado em:22/05/2015

Voltar

Notícias Relacionadas