#Destaques | 03/04/2023

No início deste ano, os trabalhadores e trabalhadoras da Dongwon conquistaram uma reivindicação antiga na empresa: a adequação salarial por função. Por meio de negociações empreendidas pelo Sindicato e, por fim, da formalização de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), foi aprovado um plano de cargos e salários (PCS) com abrangência na área fabril de produção, qualidade, logística e manutenção.

Segundo o acordo, o objetivo é estruturar, organizar e normatizar os trabalhos executados nestes setores. Os acréscimos salariais foram aplicados, inicialmente, de acordo com a função e o tempo de empresa. O avanço no quadro de funções segue condicionado à uma avaliação do trabalho e do tempo de empresa de cada trabalhador.

Antonio Munari, dirigente sindical que participou das negociações, avalia que a conquista é importante para os trabalhadores. “A Dongwon é uma empresa relativamente nova em nossa base, então estas adequações são necessárias, e melhor ainda, é que tenham ocorrido devido à reivindicação dos trabalhadores”.

Publicado em:03/04/2023