#Destaques | 22/08/2018
No último dia 16, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita recebeu a visita do dirigente Dirk Linder, do sindicato alemão IG Metall, o maior do mundo no ramo da metalurgia. A recepção, que ocorreu na sede da entidade em Canoas, tratou de acertos e conversas de preparação para o encontro mundial da Rede Sindical dos Trabalhadores(as) da Siemens, que ocorre em Munique, na Alemanha, entre 17 e 21 de setembro.
Representante dos trabalhadores da América Latina, o dirigente Marcio Bonotto, metalúrgico da Siemens de Canoas, abordou as discussões sobre o Acordo Macro Internacional da empresa Siemens, que trata de direitos e benefícios dos trabalhadores e trabalhadoras em todas as plantas da empresa pelo mundo. No encontro realizado em Santiago do Chile em novembro de 2017, lideranças sindicais do Brasil, Chile, Argentina, Alemanha e Japão tiveram como estratégia inicial a criação de redes para interligação das vivências nas plantas. Com a formação deste elo, foi possível fiscalizar o cumprimento do acordo. No Brasil e no Chile, por exemplo, alguns benefícios não são oferecidos aos trabalhadores como na Alemanha.
Na pauta, que também contou com discussões sobre a Indústria 4.0, ressaltou-se a importância da representatividade do Brasil e dos países da AL no próximo encontro, justamente para unificar os direitos dos trabalhadores da rede.
Na ocasião, o metalúrgico também visitou a sede da Siemens, em Canoas, acompanhado do presidente do Sindicato, Paulo Chitolina, e do gerente geral da empresa, Luciano Gomes.
Fonte: STIMMMEC