Escrito por

#Destaques | 19/08/2022

A tarde de quarta-feira (17) foi marcada pela retomada das atividades presenciais do Departamento dos Aposentados Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Após um período de necessário afastamento em razão da pandemia da COVID-19, o grupo promoveu uma confraternização no salão de festas do Sindicato, que contou com a presença de dezenas de aposentados e aposentadas.

Na abertura do encontro, Vera Lúcia Mauril, que integra o departamento desde 2017, representou o grupo e agradeceu a presença massiva dos companheiros e companheiras na atividade. “Enquanto organizamos esse evento, conversei com muitos de vocês e tomei conhecimento da realidade do que tem acontecido na vida de cada um, sei que para muitos foi um desafio estar aqui hoje e por isso quero agradecer o esforço de todos os que puderam estar presentes.”.

A participação de muitos aposentados e aposentadas na construção da história do Sindicato foi destacada na fala do tesoureiro Flavio Souza, como forma de legitimar o trabalho e o apoio persistente dos veteranos na luta sindical. “Os metalúrgicos veteranos ajudaram a construir o Sindicato Metalúrgico de Canoas e Nova Santa Rita, estavam aqui desde que nossa Sede era um galpão e ajudaram a conquistar toda essa estrutura, além de terem construído também a história de luta que possuímos“.

Participante ativo do Departamento desde a sua criação, o advogado João Lucas Machado de Mattos, especialista em direito previdenciário, também marcou presença. Além de reunir os companheiros e companheiras, o encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre a Previdência Social. “Essa não vai ser uma palestra, mas sim uma conversa sobre as questões da atualidade que impactam a vida de vocês, assim como fazemos todas as quintas-feiras no Departamento dos Aposentados, desde 2015”, destacou Mattos.

Entre os temas discutidos, os presentes tiraram dúvidas sobre as mudanças no sistema previdenciário após a reforma de 2019, principalmente a respeito das pensões por morte. Também, se abordou o tema dos consignados, principalmente por conta da onda de golpes junto aos aposentados, além do tema da revisão da vida toda.

Paulo Chitolina, presidente do Sindicato, reforçou junto aos presentes a importância da estrutura oferecida aos associados na sede do Sindicato, principalmente o auxílio jurídico. “Nós sempre falamos para os trabalhadores que ninguém é obrigado a usar o jurídico do Sindicato mas, se optar por usar, pode ter certeza que nós vamos garantir o atendimento. Porque qualquer problema que ocorrer, nós vamos nos responsabilizar em cobrar o escritório, cobrar o doutor João Lucas. Já com outros escritórios e advogados nós não podemos dar essa garantia”.

Todos na Campanha de Sindicalização

O encontro também serviu para que os aposentados e aposentadas tomassem conhecimento da nova Campanha de Sindicalização. Na ocasião, foi apresentado o brinde que será entregue a todos os associados e esclarecidas as várias propostas da iniciativa. Também, foi entregue a nova cartilha de convênios e benefícios do Sindicato que, segundo o vice-presidente Silvio Bica, será muito útil na busca por serviços de qualidade que garantem descontos.

“A cartilha reflete a importância dos convênios e parcerias firmadas pelo Sindicato, porque nós sabemos quenem todos os aposentados possuem uma seguridade na área da saúde. Então a cartilha vem para somar o que já é oferecido aqui na sede, que é o ambulatório médico e todo o atendimento que prestamos. Com essas clínicas e ambulatórios que toparam ofertar serviços com bons descontos aos associados, nós avançamos ainda mais no trabalho de auxílio à todos os sócios

Neste ano, o Sindicato está convidando os sócios a participar da ação, indicando companheiros e companheiras para se associarem. Com isso, passam a concorrer aos prêmios que serão sorteados nos meses de setembro, outubro e novembro. Além disso, também concorrem no grande sorteio do final de ano, que terá 10 premiações, incluindo televisão, notebook, smatphone, bicicletas, entre outros.

Na última edição do Informativo A Vez e a Voz é possível conferir todas as regras da campanha e o cronograma de sorteio das premiações.

Fonte: Rita Garrido / STIMMMEC

Fontes:

Publicado em:19/08/2022

Voltar

Notícias Relacionadas