#Notícias | 29/08/2015
Mais uma turma de 33 alunos do Projeto Cidades da Solda formou-se na quinta-feira (27) no Curso de Eletrodo Revestido.
A solenidade de certificação foi realizada no Auditório Sady Schiwitz, no Paço Municipal, na noite da quinta-feira, 27 de agosto, e contou com a participação de familiares dos 33 formandos, a prefeita em exercício, Beth Colombo, o coordenador do Instituto Integrar, Paulo Chitolina, o gerente da área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Refap/Petrobras, José Leandro de Lima, o gerente de Operações do Senai AJ Renner e Cypriano Micheleto, Cezar Hepp, o advogado do escritório Woida Magnago Skrebsky Colla & Advogados Associados, Felipe Boni, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Eunice Wolf, entre outras personalidades.
“Canoas é a única cidade que mantém o Projeto Cidades da Solda no País”, lembrou a secretária Maria Eunice Wolf. Já o coordenador pedagógico Docimar Querubin lembrou que já foram formadas 33 turmas nestes três anos do curso e, no total, 555 trabalhadores e trabalhadoras formados/as.
A capacitação pelo Projeto Cidades da Solda é desenvolvida em parceria entre a Prefeitura de Canoas, Petrobras, Senai e Instituto Integrar, com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos e empresas da categoria. O objetivo é promover a formação profissional para pessoas de comunidades em vulnerabilidade social, contribuindo para seu ingresso ou progresso no mercado de trabalho. A partir de uma seleção baseada em critérios socioeconômicos, a iniciativa prevê a capacitação de cidadãos canoenses para o trabalho de Soldador em Eletrodo Revestido.
O curso é oferecido em dois turnos, com duração de três meses cada ciclo. A capacitação técnica, bem como a certificação, é realizada pelo Senai. Para participar, é necessário ser cidadão canoense e ter entre 18 e 59 anos.