https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG_0374-3-scaled.jpg
Escrito por

Rita Garrido

#Destaques | 08/12/2025

CRISE NA SAÚDE DE CANOAS: FRENTE SINDICAL POPULAR BUSCA APOIO JUNTO À BANCADA DO PT NA ASSEMBLEIA

No dia 03 de dezembro, o movimento de defesa da saúde de Canoas, constituído por sindicatos, movimentos sociais e populares, reuniu-se com os Deputados Estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT), em Porto Alegre. A reunião ocorreu na Assembleia Legislativa, com o objetivo buscar apoio e compromisso político no enfrentamento da crise que se instalou na saúde pública de Canoas.

Atualmente, os canoenses enfrentam precarização e descaso nos atendimentos de todo o sistema público de saúde (Hospitais, Unidades Básicas de Saúde, UPAs e CAPS). Além do processo sistêmico de terceirização e quarteirização dos serviços, que resultou no calote dado nos trabalhadores/as da saúde, há outro fator determinante para a crise: o Programa Assistir do Governo Estadual.

Em 2023 o colapso na saúde pública estava anunciado. A partir do Programa Assistir, que promoveu o remanejo dos recursos públicos, Canoas perdeu cerca de 82 milhões de reais que estavam previstos para o orçamento de 2024. Em toda a Região Metropolitana, o “saque” foi de cerca de R$ 170 milhões de reais.
Articular junto às lideranças políticas municipais e estaduais é uma forma de fazer frente em todas as instâncias que são responsáveis por essa crise“, afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, Paulo Chitolina.

DIA 11 TEM PLANÁRIA NO SINDICATO

Na quinta-feira (11), a partir das 18h30, toda a população está convocada para deliberar os encaminhamentos da luta em Canoas. O encontro ocorre na sede do Sindicato (Rua Caramuru, 330 – Centro / Canoas). Participe!

Fonte: STIMMMEC

Fotos: Kelly Demo Christ | PT Assembleia RS

Fontes:

Publicado em: 08/12/2025

Voltar