#Destaques | 04/07/2016
O Conselho de Sindicatos da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTMRS) esteve reunido na manhã de hoje (30), para avaliar o andamento das negociações da campanha salarial.
Representantes dos 29 sindicatos filiados estiveram presentes. Os dirigentes sindicais relataram a situação de suas bases e apresentaram as expectativas e necessidades dos trabalhadores com relação às negociações.
A economista do Dieese, Cristina Vieceli, fez uma análise sobre a proposta econômica de reajuste salarial de 5,93% apresentada pelos patrões na mesa de Metalurgia, índice muito aquém de recuperar as perdas inflacionárias nos salários.
O relato sobre as negociações com a mesa de Metalurgia não foi positivo. Além de reajuste abaixo da inflação, o sindicato patronal insite na retirada e alteração de importantes cláusulas para aos metalúrgicos e que signifcam perdas sociais e econômicas duramente conquistadas.
Na mesa de Máquinas Agrícolas, a proposta dos empresários também não contempla a reposição da inflação do período e segue sem avanços.
O presidente da FTMRS, Jairo Carneiro, salientou que o momento exige a união de todos os sindicatos, com participação nas mobilizações que serão feitas nas fábricas e em outras atividades definidas pela federação e pela CUT. Além disso, os trabalhadores precisarão estar juntos na luta pela manutenção de direitos e pela justa reposição salarial.
A próxima reunião da mesa de Metalurgia acontece amanhã, dia 1° de julho. Já a mesa de Máquinas Agrícolas terá encontro na próxima semana.
Não podemos abrir mão do que já foi conquistado! Unidos somos mais fortes.
Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS